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Título: Elaboração e validação de instrumento de identificação de assédio sexual de estudantes de medicina (IIASEM)
Título(s) alternativo(s): Elaboration and validation of an instrument to identify sexual harassment of medical students (MeSSHII)
Autor(es): ARRUDA, Hellen Necy de Almeida
ARAÚJO, Thiale Cunha Cavalcanti Corrêa de
BARROS, Rodrigo Josiman Serafim
FALBO NETO, Gilliatt Hanois
Palavras-chave: Estudo de validação
Assédio sexual
Estudante
Medicina
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: O assédio sexual é uma realidade que permeia as relações de poder hierárquicas e de gênero. No meio médico e acadêmico ele é igualmente perceptível, apesar de ser uma violência silenciada. Essa questão acarreta outros agravos orgânicos e psíquicos com consequências importantes para a vítima. Objetivo: Elaborar e validar um instrumento de identificação da ocorrência de assédio sexual de estudantes de medicina. Método: Elaborado um instrumento após revisão da literatura, com repostas tipo Likert em cinco níveis de opção, que possui duas partes: a primeira com informações sobre características sociodemográficas e acadêmicas dos participantes e a segunda contendo 21 itens agrupados em 3 dimensões: formas de assédio, fatores facilitadores e identificação do assediador no meio acadêmico e na prática hospitalar. A validação seguiu as seguintes etapas: validação semântica e de conteúdo por consenso de um grupo de especialistas e validação FACE realizada por grupo focal de 12 estudantes, sendo 2 de cada ano do curso. A verificação da confiabilidade do instrumento envolveu todos os 1.146 estudantes de medicina da instituição. O instrumento foi enviado 1 vez por semana por 4 semanas e obtivemos resposta de 350 estudantes no Teste. Após 15 dias, iniciou-se o Reteste com os 350 respondentes do Teste, seguindo-se a mesma cronologia de envio para a verificação da estabilidade. No Reteste, obtivemos 69 respostas. Para elaboração do banco de dados foi utilizado o programa Excel versão 16 e para análise o programa estatístico Stata versão 13. O instrumento foi aplicado online pelo software livre LimeSurvey. Resultados: A confiabilidade do instrumento ficou evidenciada pelo Alfa de Cronbach de 0,8163 e de 0,7826 para o Teste e Reteste respectivamente. Para a constatação da estabilidade, foi utilizado o teste de Stuart-Maxwell que apresentou um valor de (p = 0,126) e o Kappa ponderado onde o resultado de todas as 21 assertivas estão contidas no intervalo de confiança. Demonstrando assim a homogeneidade da distribuição dos escores médios entre o Teste e o Reteste. Conclusões: O instrumento validado se mostrou confiável e estável, podendo ser utilizado em escolas médicas para a identificação do assédio sexual em estudantes de medicina. Palavras-chave (DeCS): Estudo de Validação; Assédio Sexual; Estudante; Medicina.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1350
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