Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1368
Title: Os hábitos alimentares como adjuvantes na prevenção e no tratamento dos transtornos depressivos: uma revisão sistemática
Other Titles: Dietary habits as an adjunct in the prevention and treatment of depressive disorders: a systematic review
Authors: FÉLIX, Rafaela Pereira de Araújo
SILVA, Alyne Cristine Souza da
PADILHA, Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda
Keywords: Comportamento alimentar
Depressão
Ansiedade transtornos
Depressivos
Alimentação
Issue Date: 2022
Abstract: O comportamento alimentar é caracterizado pelas escolhas subjetivas referentes à alimentação. Nesse contexto, alguns estudos têm evidenciado uma relação entre “o ato de se alimentar e o estado emocional do indivíduo”, a exemplo da situação em que este manifesta a sintomatologia da depressão ou da ansiedade. A partir da temática abordada, o presente estudo teve como objetivo identificar a relação existente entre os hábitos alimentares e os transtornos depressivos na população adulta. Para isso, foi realizado um levantamento da literatura científica concernente ao tema, produzida nos 5 anos compreendidos entre 2016 e 2021, constante nas bases de dados Scielo, Medline, Lilacs, Pubmed e Google Acadêmico, obtendo-se um total de oito artigos separados para o desenvolvimento deste estudo. Os resultados demonstram a influência da alimentação sobre a sintomatologia de indivíduos com transtornos de depressão, constatando que uma dieta rica em ômega-3, vitaminas do complexo B, principalmente o folato e a B12, está associada ao risco reduzido de desenvolver os sintomas. Embora o papel do quadro inflamatório ligado ao desenvolvimento da depressão ainda não esteja completamente elucidado, o direcionamento da dieta pode representar uma estratégia promissora e eficaz na redução dos sintomas depressivos.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito final para conclusão da Graduação em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1368
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.