Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1392
Título: Perfil epidemiológico dos recém-nascidos atendidos pela fisioterapia na unidade de terapia intensiva neonatal do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
Autor(es): JULIÃO, Simone Machado Fernandes
CAVALCANTI, Dayse Santos
PAIVA, Giselle Souza de
Palavras-chave: Recém-nascido
UTI neonatal
Perfil epedemiológico
Data do documento: 2013
Resumo: Resumo: Objetivos: Traçar o perfil dos recém-nascidos atendidos pela fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), caracterizando aspectos biológicos, clínicos e do parto, da assistência ventilatória e do atendimento fisioterapêutico. Métodos: Estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizada no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, através da análise dos prontuários dos recém-nascidos atendidos pela fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no período de setembro à dezembro do ano de 2012. Os dados foram transcritos para formulário padronizado. Para análise estatística foi utilizado o programa SPSS. Resultados: Os resultados mostram maior prevalência do sexo masculino, de escore de Apgar no 1° e 5° minuto < 4, de IG ≥ 32 semanas e peso < 1500g. Houve maior prevalência de parto cesáreo, apresentação tipo cefálica, com baixo percentual de gemelaridade. As principais patologias encontradas e de maior prevalência foram síndrome do desconforto respiratório, seguida de infecção/sepse e broncodisplasia. Com relação a assistência ventilatória, encontrou-se uma porcentagem de utilização de ventilação mecânica invasiva de 61% , não-invasiva de 70% e halo de 76,6%. As principais condutas realizadas pela equipe de fisioterapia foram posicionamento terapêutico, aspiração traqueal e alongamentos. Conclusão: Os resultados da presente pesquisa vêm mostrar de forma geral um perfil dos recém-nascidos dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) que foram atendidos pela equipe de fisioterapia, possibilitando e reconhecendo os pontos positivos e a busca de mais conhecimentos científicos em para uma melhor conduta aplicada.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1392
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
simone machado - fisioterapia.pdf683.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.