Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1432
Título: Avaliação dos impactos da quarentena na saúde mental e no uso de antidepressivos por estudantes de medicina
Título(s) alternativo(s): Evaluation of quarantine impacts on mental health and antidepressant use by medical students
Autor(es): ALVES, Márcio Martins de Melo
LIMA, Carlos Francisco de Sousa
FIGUEIREDO, Frederico Marcos de Araújo
FERNANDES, Raphaella Amanda Maria Leite
Palavras-chave: Antidepressivos
Depressão
Ansiedade
Covid-19
Estudantes de medicina
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar o impacto da quarentena na saúde mental e no uso de antidepressivos por estudantes de medicina Método: Estudo observacional de corte transversal, durante o período entre março a agosto de 2021, através do preenchimento de formulários online por estudantes de medicina de Pernambuco. A análise estatística foi realizada pelo software Epi-info 7.2.4.0 (CDC, EUA, Atlanta, DC). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: Foram avaliados 243 formulários, com relação aos sintomas da depressão; a sensação de desgosto próprio, fracasso na vida e desilusão ou de fardo para a sociedade, houve uma considerável taxa de 65,0% dos estudantes que afirmaram ter tido esta sensação. Somando-se a isso, 42,39% relataram sentir perda de interesse na realização de atividades básicas da vida pelo menos uma vez por semana. Além disso, 51,85% referem que ficam com humor deprimido pelo menos uma vez por semana. No tocante às ideações suicidas, 32,10% afirmaram ter. Atrelado à pandemia da COVID-19 e ao período de isolamento, 98,77% dos estudantes de Medicina de Pernambuco afirmaram que o isolamento causado pela pandemia da COVID-19 influencia negativamente na saúde mental. Quanto ao início de uso das medicações antidepressivas/ansiolíticas, 20,17% relataram ter iniciado antes da pandemia do Sars- Cov-2 e 15,63% iniciaram durante/depois. Enquanto 2,47% apresentou aumento da dose durante a quarentena em relação a antes do novo coronavírus. Conclusão: Concluiu-se altos índices de acompanhamento psicológico/psiquiátrico entre os acadêmicos, além de uma prevalência dos participantes relatando a necessidade de acompanhamento profissional na área da saúde mental. O trabalho também possui números altos, quando comparados aos demais estudos no Brasil, de participantes que utilizam antidepressivos/ ansiolíticos e um aumento no consumo de drogas antidepressivas/ansiolíticas no período da COVID-19 .Mais estudos são necessários para melhor compreensão do impacto da quarentena na saúde mental e no uso de antidepressivos por estudantes de medicina a fim de incrementar o suporte para esses estudantes. Palavras-chave: Antidepressivos, depressão, ansiedade, Covid-19, estudantes de medicina.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1432
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação dos impactos da quarentena na saúde mental e no uso de antidepressivos por estudantes de medicina.pdf147.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.