Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1433
Título: Análise da dor em pacientes pós reconstrução mamária imediata submetidos a fotobiomodulação: um estudo piloto
Título(s) alternativo(s): Analysis of pain in patients after immediate breast reconstruction submitted to photobiomodulation: a pilot study
Autor(es): ALVES, Gabriella Esther Trajano Ferreira
SILVA, Pollyana Andrade
LEAL, Clarissa Tôrres
PIMENTEL, Claudluce Marques
QUEIROZ, Maria Luiza Costa de Santana
Palavras-chave: Fisioterapia
Câncer de mama
Dor
Mastectomia
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a percepção de dor em pacientes submetidos a um protocolo fisioterapêutico precoce a fim de obter a redução da dor. Métodos: Trata-se de um estudo piloto randomizado e cego, realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Foram incluídas mulheres, com idade entre 30 a 50 anos, que realizaram cirurgia de reconstrução mamária imediata no período de agosto de 2021 a agosto de 2022. Foram excluídas as que apresentaram instabilidade hemodinâmica, presença de infecção na ferida operatória, falta aos atendimentos ou recusa de acompanhamento fisioterapêutico. Foram randomizadas em dois grupos distintos nomeados de Grupo Controle (G1), onde foram tratadas mediante o protocolo de exercícios terapêuticos e terapia manual, e Grupo Intervenção (G2), com o mesmo de exercícios, terapia manual e a fotobiomodulação. Foram feitas quatro avaliações no 1º, 7º, 15º e 30º DPO pelas das fichas de avaliação, reavaliação e Escala Visual Analógica (EVA). aprovado pelo CEP sob o número CAAE de número: 45815521.00000.5201.. Resultados: ao total foram 14 pacientes onde 5 foram excluídas e 9 pacientes participaram da pesquisa, sendo 5 sorteadas para o grupo controle e 4 para o grupo intervenção, todas foram avaliadas durante o 1° DPO, 7° DPO, 15° DPO e 30° DPO, onde relataram suas percepções dolorosas de acordo com a EVA. Onde foi relatado pelas mesmas que durante os atendimentos, gradativamente foram reduzindo as dores. Conclusão: De acordo com os dados obtidos, observa-se um resultado mais satisfatório no qual foi observado que o grupo intervenção 4 das 5 pacientes relataram menos dores quando reavaliadas no 30° DPO, sugere-se que o uso da fotobiomodulação atrelado com exercícios terapêuticos e terapia manual como um protocolo precoce fisioterapêutico. Palavra - chave: fisioterapia, câncer de mama, dor, mastectomia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1433
Aparece nas coleções:Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.