Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/143
Título: Impacto do estado nutricional pré operatório na evolução de crianças e adolescentes submetidas a cirurgias cardíacas
Autor(es): ALMEIDA, Erika Andréa Bonner de
SILVA, Tatiana Vanessa Nascimento da
Palavras-chave: Cardiopatias congênitas
Estado nutricional
Triagem
Pediatria
Data do documento: 2017
Resumo: Objetivos: Avaliar o estado nutricional pré operatório de cirurgias cardíacas, além de descrever o risco nutricional a partir da ferramenta de triagem nutricional e comparar os diferentes métodos de avaliação nutricional com marcadores bioquímicos. Métodos: Estudo tipo longitudinal e descritivo com pacientes de 0 a 16 anos, internados para tratamento cardíaco, em um hospital pediátrico de referência no nordeste. Foram coletadas informações de identificação, demográficas, avaliação nutricional, aplicado o STRONGkids e marcadores bioquímicos (Proteína C Reativa, albumina e contagem total de linfócitos) na admissão e alta, no período de janeiro a julho de 2017. A análise estatística foi realizada através do software SPSS v. 22.0, considerando nível de significância < 5%. Resultados: Foram analisados 77 pacientes que obedeceram aos critérios de elegibilidade, a maioria com idade inferior a 5 anos (66,2%), do sexo feminino (50,6%) com predominância procedência do interior do estado (55,8%). O diagnóstico de cardiopatias cianóticas foi a mais prevalente (54,9%), e o estado nutricional adequado nessa população (62,3%). O tempo de internamento teve uma mediana de 11 dias, com associação estatística com o tipo de cardiopatia (p=0,003). Os marcadores bioquímicos analisados na pesquisa não demonstraram associação com o estado nutricional. A classificação do STRONGkids mostrou associação significativa com o estado nutricional (p=0,002). Conclusão: Não observou-se influência entre estado nutricional pré operatório relacionados aos marcadores inflamatórios e antropometria, o escore obtido pela STRONGkids se mostrou sensível para detectar o risco nutricional. Houve uma associação estatisticamente significante entre o tempo de internamento e o tipo de cardiopatia.
Descrição: Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de graduação em Nutrição no VIII Congresso estudantil-FPS. Colaboradora: Laura Carla Rodrigues Cardoso; Orientadora: Simone Raposo Miranda; Co-orientadora: Camila Yandara Sousa Vieira de Melo.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/143
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DE ERIKA BONNER.pdf453.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.