Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1442
Título: Perfil clínico-epidemiológico e tempo para o diagnóstico de pacientes portadores de erros inatos da imunidade do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
Título(s) alternativo(s): Clinical-epidemiological profile and time until diagnosis of patients affected by primary immunodeficiencies in the Institute of Integral Medicine prof. Fernando Figueira
Autor(es): SIQUEIRA, Igor Vicente Silva de
LIMA, Joana Serpa Brandão de Andrade
ARAÚJO, Vanessa Agra de
ALENCAR, Luiz Cláudio Arraes de
LYRA, Paula Teixeira
FALCÃO, Ana Carla Augusto Moura
MESQUITA, Zelina Barbosa de
Palavras-chave: Imunidade
Genética
Síndromes de imunodeficiência
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever o perfil clínico-epidemiológico e o tempo para o diagnóstico dos pacientes portadores de EII admitidos no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Método: o estudo foi do tipo série de casos retrospectivo. Os dados foram coletados através de formulário a partir de consulta aos prontuários. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2021 e setembro de 2022 com coleta entre maio de 2022 e agosto de 2022. Foram verificadas as características sociodemográfica, biológicas, clínicas e alterações de exames de imagem. Os dados foram dispostos em planilha Excel. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do IMIP. Resultados: foram analisados prontuários de 91 pacientes, sendo 56 (61,5%) do sexo masculino e 35 (38,5%) do sexo feminino. Houve uma média de idade de 15,9 anos (±12,3 anos), já a idade do início dos sintomas, verificou-se uma média de 3,3 anos (± 6,55 anos) com idade média ao diagnóstico de 7,66 anos (±8,97). Quanto ao peso, verificou-se uma média de peso de 40,54kg (± 22,87kg) e média de altura de 139,9 cm. Conclusão: observou-se um longo período entre o início dos sintomas até o diagnóstico quando comparado a outros estudos. Foi visto, também, complicações relacionadas ao diagnóstico tardio, com estas influenciando na morbidade e mortalidade dos pacientes. Palavras-chave (DeCS): Imunidade; Genética; Síndromes de imunodeficiência.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1442
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.