Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1466
Título: Análise da estabilometria e baropodometria em pacientes portadores de diabetes mellitus
Título(s) alternativo(s): Analysis of stabilometry and baropodometry in patients with diabetes mellitus
Autor(es): GALINDO, Raquel de Maria Assunção
REZENDE, Maria Yasmim Gomes
ARAÚJO, Ana Paula Guimaraes de
LORENA, Suélem Barros de
MARINHO, Aileciram Monialy Barros
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Equilíbrio postural
Pé diabético
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar as alterações na distribuição das pressões plantares devido às disfunções biomecânicas decorrente de diabetes mellitus. Métodos: Estudo quantitativo, observacional e prospectivo de corte transversal. Na admissão avaliou-se os critérios de inclusão (Adultos e idosos portadores de diabetes mellitus; Voluntários de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos, atendidos no CER IV do IMIP) e exclusão (Adultos e idosos com limitações físicas que impossibilitam o ortostatismo; Adultos e idosos com presença de alterações comportamentais; Adultos e idosos com incapacitantes alterações da marcha; Adultos e idosos com alterações vestibulares; Adultos e idosos com qualquer nível de amputação de MMII; Adultos e idosos com déficit visual e auditivo). Os participantes aptos, foram submetidos à baropodometria para avaliação dos picos de pressão plantar e à estabilometria expondo o centro de massa do pé, equilíbrio na linha média, oscilações corporais nas direções ântero-posterior e latero-lateral e suas velocidades de maneira estática. Resultados: Alcançamos uma amostra de 5 pacientes, sendo 80% mulheres sedentárias e com alterações nos pés. Observou-se um desequilíbrio importante da linha média para o pé direito com oscilações para o mesmo lado provocando picos de pressão plantar devido essas instabilidades decorrentes da diabetes mellitus e suas consequências. Conclusão: Sugere-se aos profissionais da saúde a avaliação precoce do equilíbrio estático, equilíbrio postural, oscilações posturais, alterações clínicas e a distribuição plantar (pela baropodometria e estabilometria), para identificar e auxiliar nas complicações acometidas pela diabetes mellitus tipo 2 evitando repercussões na qualidade de vida do paciente. Palavras-chaves: diabetes mellitus, equilíbrio postural, pé diabético.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1466
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da estabilometria e baropodometria em paciente portadores de diabetes mellitus.pdf509.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.