Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/146
Título: Frequência de ortorexia nervosa e vigorexia em estudantes do curso de nutrição de uma instituição privada
Autor(es): ALVES, Erika Raissa Araújo dos Santos
SILVA, Maria Eduarda Luiza Lima da
Palavras-chave: Nutrição
Ortorexia nervosa
Vigorexia
Imagem corporal
Data do documento: 2017
Resumo: Objetivo: Verificar a frequência de ortorexia nervosa e vigorexia em estudantes do curso de nutrição. Método: O estudo foi do tipo descritivo e transversal, com estudantes de graduação em nutrição do primeiro ao sexto período de uma instituição privada (Faculdade Pernambucana em Saúde) em Recife-PE, com idade igual ou maior que 17 anos, de ambos os sexos, no período de Maio a Junho de 2017. Os dados sociodemográficos (idade, sexo, período do curso) e antropométricos (peso e estatura referidos, Índice de massa corporal - IMC) foram coletados na primeira parte do questionário de coleta de dados. A escala de silhuetas adaptada para população brasileira foi utilizada para identificar distúrbio da imagem corporal. Para avaliar o comportamento de risco para desenvolvimento de ortorexia nervosa aplicou-se o questionário Orto-15. O transtorno dismórfico muscular foi avaliado através do questionário de complexo de adonis. Resultados: Participaram do estudo 146 estudantes, dos quais 70,15% (n= 101) apresentavam-se eutróficos. Se tratando da percepção da imagem corporal, verificou-se que 83,91% estavam insatisfeitos com sua silhueta. Em relação à vigorexia, 36% demonstraram preocupação de moderada a grave com a aparência física. Os estudantes do terceiro período foram os que evidenciaram maior comportamento de risco para ortorexia e insatisfação com a autoimagem, enquanto as maiores frequências de vigorexia foram observadas no primeiro período. As variáveis IMC e peso correlacionaram-se positivamente com vigorexia e escala de silhuetas. Não houve diferença estatisticamente significativa quando comparado à satisfação com a autoimagem e ortorexia ou vigorexia. Conclusão: Um número considerável de estudantes do curso de nutrição apresentou insatisfação da autoimagem e comportamento ortoréxico e dismórfico muscular.
Descrição: Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Nutrição para obtenção do Título de Nutricionista. Orientadora: Daniella Wanderley de Cerqueira.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/146
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf855.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.