Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1492
Título: Comparação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 6 a 12 meses utilizando instrumento simples e ampliado em hospital pediátrico do Recife, Pernambuco
Autor(es): SENNA, Catarina Sofia Ramos de
MELO E LIMA, Tereza Rebecca de
SILVA, Ewerton Gabriel Pereira da
LIMA, Marcela Raquel de Oliveira
FARIAS, Maria Elisa Serrano de
VASCONCELOS, Micheline Coelho Ramalho
CORDEIRO, Vanessa Nazário
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Transtornos globais do desenvolvimento infantil
Pediatria
Questionários
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Objetivo: Comparar a sensibilidade no diagnóstico de transtornos globais do desenvolvimento infantil pelo uso de instrumentos simples e ampliado em crianças de seis a doze meses. Método: Trata-se de um estudo observacional, exploratório, transversal, quantitativo e qualitativo, realizado de setembro de 2021 a agosto de 2022, com amostra por conveniência. Foram comparadas a sensibilidade da Caderneta da Criança com Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil e teste de Desenvolvimento de Denver II. Resultados: A amostra foi de 23 crianças entre seis e doze meses. O teste de Denver II foi capaz de detectar maior quantidade de crianças com atraso no desenvolvimento em detrimento da CSC, em uma relação de concordância de 49,6% de acordo com o índice Kappa. Conclusão: A CSC por si só não é tão mais sensível para detectar atrasos de desenvolvimento. Faz-se necessário incluir instrumentos mais ampliados de avaliação do desenvolvimento na rotina da puericultura. Palavras chaves: Desenvolvimento Infantil. Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil. Pediatria. Questionários.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção de título de graduação em Medicina.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1492
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.