Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1505
Título: Análise da anatomia coronariana em pacientes idosos com insuficiência cardíaca
Autor(es): CUNHA, João Pedro de Arruda
MAIA, Rômulo Alcoforado Salgues da Cunha Bezerra
GARCIA, Jéssica Myrian de Amorim
Palavras-chave: Cardiologia
Geriatria
Idoso
Insuficiência cardíaca
Anatomia coronariana
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO OBJETIVOS: Análise da anatomia coronariana em pacientes idosos internados com insuficiência cardíaca. METODOLOGIA: Estudo observacional transversal. Amostra obtida pela análise de prontuários de 98 pacientes idosos (≥60 anos) internados na enfermaria de cardiologia de hospital de referência na cidade do Recife, entre janeiro de 2017 e agosto de 2019, com diagnóstico de IC e presença de dados do ecocardiograma e cineangiocoronariografia (CATE). Neste exame, foi considerada a quantidade de artérias acometidas e seu grau de obstrução (1-49% leve; 50-69% moderada; 70-99% severa). Já no ecocardiograma foi analisada a fração de ejeção (FEVE), classificada como: FEVE preservada (≥50%), levemente reduzida (40 a 49%) e reduzida (<40%). Para as variáveis categóricas foi realizado o Teste de Qui-Quadrado de Pearson. Para a análise estatística foi utilizado o SPSS v.25. RESULTADOS: O grupo amostral composto de 98 pacientes, com média de idade de 74,8 anos (variando entre 60 e 96 anos), nesta amostra 57% eram do sexo masculino. De acordo com o resultado dos CATEs, constatou-se que 37,8 % da amostra apresentava lesão uniarterial, enquanto 21,4% apresentava lesão biarterial, e 40,8% apresentava lesões em mais de 2 artérias. Além disso, evidenciou-se que 33% da amostra possuía lesão severa, e destes, 75% apresentavam lesão triarterial (p<0,001). Observa-se ainda que, dos pacientes com lesão multiarterial, 21% dispunham de fração de ejeção levemente reduzida e, 49%, reduzida. CONCLUSÕES: De acordo com a amostra analisada, através da cineangiocoronariografia, foi percebido que a maioria dos idosos apresentavam lesões ateromatosas em 2 ou mais artérias e comprometimento triarterial, resultado semelhante ao encontrado na literatura. Foi observado ainda que, quanto maior a severidade da doença coronariana, maior o comprometimento da fração de ejeção do VE. Palavras-chave: cardiologia, geriatria, idoso, insuficiência cardíaca, anatomia coronariana.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Graduação do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP e Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, como requisito para obtenção do título de graduando em Medicina
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1505
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da anatomia coronariana em pacientes idosos com insuficiência cardíaca.pdf175.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.