Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1506
Título: Os efeitos da pandemia no perfil epidemiológico dos traumas em pacientes admitidos no Hospital Miguel Arraes entre os anos 2019 e 2021: um estudo de corte transversal
Título(s) alternativo(s): The effects of the pandemic on the epidemiological profile of trauma in patients admitted to the Miguel Arraes Hospital between 2019 and 2021: a cross-sectional study
Autor(es): SOARES, Artur Tavares de Souza
BEZERRA, Maria Beatriz Nascimento
MOURA, Gabriela Paredes Paiva Sobreira de
PONTES, Ana Luiza Constantino
GUERRA, Estevão Daniel Nogueira Pereira
CALDEIRA, Felipe da Silva
DANTAS, Andrea Tavares
LEITÃO, Marcela de Melo Cavalcanti e
Palavras-chave: Trauma
COVID-19
Perfil epidemiológico
Acidentes
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Objetivos: descrever os efeitos da pandemia no perfil epidemiológico do trauma nos pacientes submetidos à cirurgia no Hospital Miguel Arraes em Pernambuco. Métodos: estudo de corte transversal de caráter descritivo e analítico no período entre abril de 2019 e março de 2021. Foram analisados idade, sexo, etiologia, tempo de internação e UTI, quantidade de óbitos e classificação quanto à causa direta ou indireta, além do custo para o Sistema Único de Saúde, comparando antes e durante a pandemia. A coleta foi feita através das informações nos prontuários dos pacientes. Os dados foram registrados no Microsoft Excel e analisados estatisticamente. Resultados: a amostra foi de 285 pessoas, divididas em dois períodos e grupos etários. Sobre as etiologias, em ambos períodos do estudo, a maioria ocorreu por queda do mesmo nível (28,76%); (32,37%), e acidente de trânsito (36,99%); (36,69%). Quanto ao tempo de internação, a média do primeiro período foi 11,75 dias; no segundo, 9,04 (p=0,377). A média de tempo em UTI foi de 2,5 e 5,8 dias, respectivamente (p<0,001). Conclusão: os achados constatam, quanto às etiologias, que não houve diferença estatisticamente significativa entre os períodos. Já quanto ao tempo de internamento em UTI foi percebida diferença com significância estatística. Palavras-chave: Trauma. COVID-19. Perfil epidemiológico. Acidentes.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1506
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS EFEITOS DA PANDEMIA NO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS TRAUMAS.pdf406.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.