Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1512
Title: Perfil das disfunções orgânicas como preditoras de mortalidade em pacientes internados na unidade de terapia intensiva
Authors: BORBA, Vinícius Santos
VIANA, Mirela Muniz Arantes
LYRA, Nathália Alves de Barros e
COSTA, Guilherme Jorge
BRAS JUNIOR, Donato da Silva
Keywords: COVID-19
UTI
Risco
Mortalidade
Disfunções orgânicas
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: Em dezembro de 2019, a China presenciou uma série de casos de uma pneumonia desconhecida, causada pelo vírus RNA denominado SARS-CoV-2. Disfunções orgânicas desenvolvidas nos pacientes após internação são as principais causas de morte, pouco se sabe sobre o perfil destas como preditora de mortalidade em pacientes com COVID-19 hospitalizados em ambiente de terapia intensiva. Objetivos: Definir o perfil das disfunções orgânicas dos pacientes internados com suspeita de COVID-19 em unidade de terapia intensiva em hospital de campanha do Recife. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo de pacientes hospitalizados com suspeita ou diagnóstico de COVID-19 internados no Hospital Provisório do Recife-1. Foi realizada uma análise descritiva, utilizando medidas de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão) para as variáveis contínuas e distribuição de frequência absoluta e relativa para as variáveis categóricas. O teste t foi utilizado para comparar as variáveis contínuas e o teste do qui-quadrado com o objetivo de comparar as categóricas. As diferenças foram consideradas significativas quando o valor de p for <0,05. Após análise univariada, as variáveis que exibirem valores de p <0,15 foram testadas sequencialmente em um modelo multivariado. Resultado: Este estudo quantificou a frequência, taxa de mortalidade e sobrevida dos pacientes os quais foram utilizados diferentes tipos de terapias de suporte e suas associações. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (57,1%), a média de idade foi de 60,5 + 15,3 anos e 605 (48,9%) foram a óbito. A VMI foi o suporte mais utilizado em 49,1%, seguido do uso de vasopressor em 38,4% dos pacientes e TSR em 25,5% dos pacientes. Sendo analisada cada terapia de suporte isoladamente, observou-se maior mortalidade em pacientes com suporte de VMI com taxa de óbito de 91,7%, seguido de TSR com 20,3% e uso de vasopressor com taxa de óbito de 14,2%. Quando as terapias de suporte foram analisadas em associação, os pacientes que necessitaram de todos os suportes tiveram 92,8% de risco de óbito, seguidos de VMI/TSR com 91,3%, VMI/vasopressor com 89% e TSR/vasopressor com 71,2% de risco de morte. Quando a sobrevida global foi analisada, a maior mortalidade também foi observada em pacientes que necessitaram de suporte VMI. Conclusões: Esse estudo mostrou que a VMI e a utilização de vasopressores foram os principais influenciadores na mortalidade de paciente adultos com COVID-19 internados em unidade de terapia intensiva. Nossos achados permitirá uma melhor compreensão do prognostico dos pacientes com coronavírus admitidos na UTI. Palavras-chave: COVID-19; UTI; risco; mortalidade; disfunções orgânicas.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1512
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.