Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1516
Título: Impacto da Síndrome de Burnout em docentes de instituições de ensino superior: uma revisão integrativa
Autor(es): SANTOS, Ítalo Bonifácio de Souza
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César
ARAÚJO, Ana Paula Guimarães de
Palavras-chave: Esgotamento profissional
Docentes
Esgotamento psicológico
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: estresse crônico que ultrapassa os limiares adaptativos, associado a fatores externos, bem como exposição a eventos estressores, podem culminar em uma condição clínica de implicações biopsicossociais denominada síndrome de burnout, que é compreendida pela despersonalização, baixa realização profissional e exaustão emocional. Objetivo: identificar na literatura científica a proporção e o impacto da síndrome de burnout em docentes de instituições de ensino superior. Método: foi definida uma pergunta norteadora “Em que proporção a síndrome de burnout afeta os docentes do ensino superior e quais fatores de risco?”. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura científica nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES, LILACS, BVS, PubMed e SciELO com artigos nacionais e internacionais, em português, inglês e espanhol, publicados entre 2018 e 2022. Resultados: foram encontrados 5073 artigos, destes 5066 foram excluídos, sendo, por fim, 7 eleitos para compor o trabalho. A revisão integrativa apontou para o fato de que docentes do ensino superior quando expostos a eventos estressores e, por vezes, associados a fatores de risco, tais como: constante exigência por produção acadêmica, muitas demandas institucionais, altas cargas horárias, possuir mais de um vínculo empregatício, gênero, idade, podem desenvolver síndrome de burnout, que tem deletério impacto biopsicossocial como: ansiedade, depressão, isolamento social, baixa sensação de realização pessoal e profissional, sensação de estar sempre cansado, alterações gastrointestinais, entre outros. Palavras chaves: Esgotamento profissional; Docentes; Esgotamento psicológico.
Descrição: Trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, sob a orientação de Juliany Silveira Braglia César Vieira e co-orientação de Ana Paula Guimarães de Araújo.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1516
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Ítalo Bonifácio.pdf367.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.