Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1526
Title: Sustentabilidade alimentar e nutricional: os impactos das escolhas alimentares na saúde do indivíduo e do planeta. Uma revisão sistemática
Authors: FIORENZANO, Isabella Menezes de Roldão
CALADO, Patrícia
Keywords: Alimentação saudável
Sustentabilidade alimentar
Segurança alimentar
Obesidade
Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Esta revisão sistemática tem como foco ampliar o entendimento e a (re)conexão acerca da pauta de uma alimentação saudável e sustentável, como reflexo e entendimento de que as escolhas alimentares impactam, consideravelmente, a saúde da pessoa e do planeta. Compreender a alimentação como algo mais do que o simples ato de comer, remete-nos à importância do resgate do comer à mesa, como foco de restauro das relações humanas e a ligação com o alimento. Pedro Escudeiro, nos seus estudos, já defendia a sustentabilidade alimentar, dando base para pesquisas futuras, mostrando, assim, os reflexos na saúde humana. A evolução das políticas da alimentação e nutrição garantem, através das diretrizes propostas a PNAN, a promoção da alimentação adequada e saudável, direito já previsto no ordenamento jurídico Constitucional (DHAA) e a própria LOSAN, como marco legal na pauta da segurança alimentar e nutricional. A necessária classificação dos alimentos e suas recomendações, trazidas pelo Guia Alimentar da População Brasileira, mostrou o impacto direto na saúde do indivíduo e a resposta que atinge também o meio ambiente, sendo urgente revisitar conceitos e alcançar que a sustentabilidade começa pelas escolhas alimentares, afinal, não estamos dissociados da natureza. Os desafios e alertas trazidos pelos ODS, como objetivos a serem alcançados até 2030, nos provocam a realinharmos a nossa vida humana a vida do planeta, vinculando especialmente a pauta alimentar e nutricional como centro de escolhas sustentáveis e saudáveis, trazendo plenitude ao direito de viver bem e feliz. Por fim, a necessária e iminente consciência de que o excesso mata tanto quanto a falta, e a obesidade é uma das grandes ameaças do século XXI. Palavras-chave: alimentação saudável; sustentabilidade alimentar; segurança alimentar; obesidade, desenvolvimento sustentável.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1526
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.