Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1539
Title: Perfil clínico e epidemiológico de crianças com rabdomiosarcoma em um Centro de Oncologia Pediátrica do Estado de Pernambuco
Authors: MARTINS, Caio Gomes de Barros
SILVA, Norma Lucena Cavalcanti Licínio da
LIMA, Allan Francisco de Oliveira
Keywords: Sarcomas
Rabdomiossarcoma
Pediatria
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Objetivo: traçar o perfil epidemiológico do rabdomiossarcoma na população pediátrica acompanhada na Oncologia Pediátrica de um serviço de referência de Pernambuco. Método: estudo de corte transversal descritivo, realizado com 25 pacientes. As variáveis demográficas e clínicas incluíram idade, sexo, sinais e sintomas ao diagnóstico; características hematológicas e bioquímicas; histopatologia e estadiamento do tumor; tratamento adotado, bem como o desfecho. Resultados: a idade média ao diagnóstico foi de 6,72 anos com predominância no sexo masculino. Os sinais e sintomas mais frequentes foram massa local e perda ponderal. Os parâmetros hematológicos e bioquímicos apresentaram média dentro dos valores de referência de normalidade. As características histopatológicas e estadiamento do tumor mostraram predominância do subtipo embrionário (62%), mais frequentemente classificados, tanto pelo Clinical Oncology Group (COG) e sistema de estadiamento TNM como grupo III ou IV. Ao fim do tratamento, 59% dos pacientes evoluíram para óbito, 23% apresentavam doença residual, 18% metástase e 9% recidivaram. Conclusão: Os pacientes estudados apresentaram a histologia menos agressiva do rabdomiossarcoma, o subtipo embrionário. Entretanto, uma importante parcela foi diagnosticada tardiamente, o que pode dificultar o tratamento e possivelmente ser responsável pela alta taxa de óbitos avaliada. PALAVRAS-CHAVE: Sarcomas. Rabdomiossarcoma. Pediatria.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1539
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.