Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/155
Title: Estado nutricional e prevalência de sintomatologia gastrointestinal na admissão de pacientes oncológicos pediátricos hospitalizados
Authors: CORDEIRO, Amanda Velozo de Melo
SOUTO, Vitória F.
MACEDO, Derberson J. N.
MACENA, Thatyane M. C.
ALVES, Jullyana F. R.
Keywords: Pediatria
Câncer
Trato gastrointestinal
Estado nutricional
Issue Date: 2017
Abstract: Objetivo: Avaliar a prevalência de sintomatologia gastrointestinal na admissão de pacientes oncológicos pediátricos hospitalizados. Métodos: Estudo transversal realizado em um serviço de Oncologia Pediátrica de um hospital de referência no Nordeste brasileiro. Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos e antropométricos de pacientes com idades entre 2 a 19 anos com câncer. As análises estatísticas foram feitas no programa SPSS, versão 13.0, nível de significância de 5%. Resultados: A amostra foi composta de 189 pacientes, a maioria era do sexo masculino, tinha tumor hematológico (69,3%) e idades entre 2 a 10 anos (70,3%). Os sintomas mais frequentes foram xerostomia (27,1%), anorexia (26,6%) e constipação (24,9%). A anorexia apresentou correlação estatisticamente significante com o tipo de tumor (p=0,014) e este, com o estado nutricional, sendo observado que 64,2% dos pacientes desnutridos, segundo IMC/I, apresentaram tumoração sólida (p=0,017). Houve correlação significante entre anorexia e perda ponderal, presente em 50,5% da amostra (p=0,042). Mesmo com menor acometimento na população estudada (7,9%), verificou-se que 15,7% dos pacientes desnutridos, segundo a circunferência do braço, apresentaram quadro diarreico (p=0,031). Conclusão: Devido à elevada frequência de pacientes acometidos por sintomas gastrointestinais decorrentes do tratamento antineoplásico na admissão hospitalar, torna-se fundamental uma intervenção nutricional imediata, objetivando minimizar os efeitos desses sintomas sobre o estado nutricional de pacientes oncológicos pediátricos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca avaliadora da FPS – Faculdade Pernambucana de Saúde, como exigência parcial para obtenção do título bacharel em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/155
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.