Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1562
Título: Resultados dos testes diagnósticos para detecção do Antígeno Estreptocócico Beta Hemolítico do grupo A: uma revisão integrativa
Autor(es): GUEDES, Matheus José da Silva
OLIVEIRA, Maria Cecília Barbosa de
MANSO, Jennifer Almeida do Nascimento
JATOBÁ, Fernanda Dominguez
MEDEIROS, Bruna Góes
ALVES, Liana Chaves
ARAÚJO, Carla Adriane Fonseca Leal de
ALVES, João Guilherme Bezerra
Palavras-chave: Teste de detecção rápida
Estreptococo beta-hemolítico do grupo A, faringoamigdalite, revisão integrativa.
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Objetivos: identificar e avaliar criticamente estudos que abordem a sensibilidade e especificidade dos testes de detecção rápida do antígeno estreptocócico (EBGA), comparando com a cultura de orofaringe. Método: revisão integrativa da literatura. Foram realizadas as seguintes etapas: elaboração da pergunta norteadora; descritores do tema; definição das bases de dados; estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão para a amostra; coleta de dados e construção de um formulário; análise crítica dos estudos; interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Foram selecionados 209 artigos, compreendidos de 2001 a 2021, e, após a leitura, foram excluídos os artigos que não respondiam a pergunta norteadora. Resultados: dezoito artigos foram selecionados para análise e verificou-se que cinco foram publicados entre 2016 e 2021. Com relação ao país de origem, a distribuição foi bastante heterogênea e três pesquisas foram no Brasil. Entre as bases de dados, a Medline teve o maior número de artigos (16), considerando-se o delineamento do estudo e o nível de evidência, quatro foram considerados nível 1. Conclusão: os estudos que avaliaram a sensibilidade e especificidade dos testes rápidos, em comparação à cultura de orofaringe, concluíram que os testes são uma boa alternativa para a saúde pública e poderão auxiliar o médico na tomada de decisões, principalmente em relação a população pediátrica. Palavras-chave: teste de detecção rápida, estreptococo beta-hemolítico do grupo A, faringoamigdalite, revisão integrativa.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1562
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revisão Integrativa - Matheus Guedes.pdf586.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.