Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1595
Título: Prevalência de sarcopenia e risco de quedas em idosos internados em um hospital do Recife
Título(s) alternativo(s): Evaluation of sarcopenia and prevalence of falls in hospitalized elderly people
Autor(es): VEIGA, Clenison Pereira da Rocha
LINS, Raiza Maria de Vasconscelos
ARAUJO, Andryelle Barbosa
FIRMO, Renata Carneiro
Palavras-chave: Idoso
Sarcopenia
Acidentes por quedas
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Cenário: A sarcopenia é considerada uma síndrome geriátrica, associada a várias disfunções e doenças sistêmicas no idoso. Interfere na força muscular, acarreta redução da capacidade funcional, compromete as atividades de vida diária e aumenta os riscos de quedas, afetando assim, a qualidade de vida desses indivíduos. Objetivo: Avaliar a prevalência de sarcopenia e o risco de quedas em idosos internados na enfermaria de Clínica Médica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, analítico de corte transversal. Foram incluídos idosos hospitalizados, internados há no mínimo 5 dias no hospital, ambos os sexos, idade ≥ a 60 anos, capazes de realizar os testes. Para avaliação do risco de quedas foi utilizado a Escala de Eficácia de Quedas (FES-1), Escala de Risco para Quedas de Downton, Teste Timed Get Up and Go (TGUG) e Teste de Velocidade de Marcha (TVM). Para o achado da sarcopenia, foi aplicado o Teste de Força de Preensão Manual com dinamômetro e o questionário SARC-F, com Calf Circumference (CC). Resultado: A amostra foi composta por 20 pacientes. A maioria encontrava-se com um alto risco de sarcopenia, tanto pelo SARC-F + CC (65%) quanto Força de Preensão Manual com dinamômetro (55%). FES- 1 (55%), Escala de Risco para Quedas de Downton (70%) e TGUG (70%) não tiveram risco para quedas, diferente de Velocidade de marcha (85%) que demonstrou alto riscos. Conclusão: Observou-se prevalência um pouco mais alta para sarcopenia e baixo risco para quedas. As escalas e testes utilizados são práticos, de baixo custo e alta confiabilidade. Palavras-chave: Idoso; sarcopenia; acidentes por quedas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1595
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PREVALÊNCIA DE SARCOPENIA E QUEDAS EM IDOSOS.pdf299.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.