Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1625
Title: Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com câncer de colo do útero tratadas com radioterapia pélvica em um hospital de referência em oncologia na cidade do Recife: um estudo de corte transversal
Authors: GOMES, Maria Beatriz Holanda
MELO, Raihana Maria Cardoso Soares de
SOUZA, Ariani Impieri de
ARAGÃO, Renata Silva
SANTOS, Candice Amorim de Araújo Lima
SALES, Jurema Telles de Oliveira
Keywords: Câncer de colo do útero
Radioterapia pélvica
HPV
Tratamento de câncer
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: o câncer do colo do útero (CCU) é o quarto tipo de câncer mais comum no Brasil e os estágios mais avançados da doença aumentam a probabilidade de envolvimento de paramétrios, o que aumenta o risco de recidiva e necessidade de tratamentos mais agressivos como a radioterapia pélvica isolada ou associada a outros tratamentos. Altas doses de radiação resultam em efeitos adversos para os órgãos pélvicos e entre esses a coloproctopatia actiníca. Objetivos: descrever as características sociodemográficas e clínicas de pacientes com CCU submetidas à radioterapia pélvica, bem como os resultados dos tratamentos adotados, em um hospital de referência em oncologia na cidade do Recife. Método: estudo de corte transversal, com 170 pacientes diagnosticadas com CCU, submetidas a tratamento com radioterapia isolado ou em associação com outras terapias. Os dados foram coletados dos prontuários das pacientes com CCU tratadas com radioterapia no serviço nos anos: 2015, 2016 e 2017. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, relacionadas à hábitos e variáveis clínicas e relacionadas ao CCU e seu tratamento. Os dados coletados foram compilados em planilha do Excel e analisados em Programa Statav.12.1. Os resultados foram descritos em tabelas de distribuição de frequências absolutas e relativas. Resultados: a mediana da idade das pacientes foi de 48 anos. Em 52 (30,7%) pacientes o perfil nutricional estava eutrófico e em quase metade delas (43,5%) tinha sobrepeso ou obesidade. Houve alto percentual de residentes no interior do estado de Pernambuco (n=67; 39,4%). A maioria das mulheres não tinha comorbidade nem hábitos como tabagismo ou etilismo. A histologia mais prevalente foi o carcinoma espinocelular com 146 (85,9%) casos e os estágios clínicos predominantes foram IIB (N=62; 36,5%) e IIIB (N=58; 34,1%). O tratamento prevalente foi a radioterapia/quimioterapia associados (n=139; 81,8%) e na maioria em doses elevadas (5000cGy a 5040cGy). Sintomas de coloproctopatia actinica foram encontrados em 64 casos (37,6%) e destes apenas 44 (25,9%) fizeram a colonoscopia para confirmação diagnóstica, que foi confirmado em 43 exames. Conclusão: as mulheres com CCU que necessitam de radioterapia estão em idade mais avançada, moram no interior do estado e predominam os estágios mais avançados da doença com tratamento mais agressivo e suas consequências clínicas. Palavras-chave: câncer de colo do útero, radioterapia pélvica, HPV, tratamento de câncer.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1625
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo CCU Maria Beatriz Holanda Gomes.pdf4.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.