Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1632
Título: Estresse acadêmico e compulsão alimentar em estudantes de medicina durante a pandemia do coronavírus: um estudo transversal
Título(s) alternativo(s): Academic stress and compulsion eating in medicine students during the coronavirus pandemic: a cross-sectional study
Autor(es): SANTOS, Luiza Freire de Almeida Barros dos
MELO, Nathallya Thamyres dos Santos
SANTANA, Tânia Flaiane de
FERREIRA, Alberto Gorayeb de Carvalho
SANTOS, Maria Eduarda Barbosa Abrantes
MORAES, Thawane Maria Pereira de
Palavras-chave: Transtorno da compulsão alimentar
Comportamento alimentar
Estresse psicológico
Estresse emocional
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: Universitários de medicina têm altos níveis de estresse, uma vez que estão expostos a intensas responsabilidades e contato direto com o sofrimento humano. Estes fatores predispõem a ocorrência de transtornos alimentares, comumente, o transtorno de compulsão alimentar. Este estudo visa demonstrar a correlação entre fatores de estresse acadêmico e comportamentos alimentares desadaptativos em estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, bem como a influência do cenário pandêmico vivenciado. Métodos: Trata-se de um estudo tipo corte transversal. Estudantes de medicina de todos os períodos da FPS foram convidados a participar desta pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE: 53687821.6.0000.5569. As informações foram obtidas pelo questionário sociodemográfico e por escalas validadas de avaliação de estresse acadêmico (NISESTE) e de compulsão alimentar (ECAP/BES). Os dados foram correlacionados pelo o coeficiente de correlação de Kendall além do teste de Normalidade de Kolmogorov-Smirnov para variáveis quantitativas. Foi considerado o valor p < 0,05. Resultados: Obteve-se dados de 230 estudantes. Não observou relação direta significativa entre CAP e estresse acadêmico. Houve relação das modificações social pós-COVID-19 como aumento na incidência e prevalência de episódios de compulsão alimentar periódica (CAP), principalmente como consequência do isolamento social. Conclusão: Identificou-se que a CAP acomete a maioria dos estudantes de medicina correlacionados a fatores de estresse acadêmico. Percebeu-se, também, que o isolamento social decretado pela pandemia do COVID-19 teve forte influência na manifestação de aumento de episódios de comer compulsivo. Palavras-chave: Transtorno da compulsão alimentar; comportamento alimentar; estresse psicológico; estresse emocional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1632
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.