Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1655
Título: Impacto da dieta cetogênica no perfil lipídico de crianças e adolescentes com epilepsia farmacorresistente em hospital de referência do Nordeste
Autor(es): COUTINHO, Juliana de Freitas
MEDEIROS, Mariana Lustosa Souto Maior
VIANA, Larissa de Andrade
SOUZA, Adélia Maria de Miranda Henriques
MACÊDO, Derberson José do Nascimento
ALVES NETO, Luis Bandeira
MENDONÇA, Cecília Nascimento de
Palavras-chave: Dieta cetogênica
Epilepsia resistente a medicamentos
Estado nutricional
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO OBJETIVO: Avaliar o impacto da dieta cetogênica no perfil lipídico de crianças e adolescentes com epilepsia farmacorresistente em hospital de referência. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo observacional, do tipo corte transversal, envolvendo pacientes do Ambulatório de Terapia Cetogênica em um hospital de referência. A população do estudo foi composta por crianças e adolescentes, de ambos os sexos, diagnosticados com epilepsia farmacorresistente. A partir da análise restrospectiva dos dados foi comparado, condições clínicas de base, a média de crises por dia, os níveis séricos do perfil lipídico (Colesterol, LDL, HDL e Triglicerídeos), número de medicamentos e o estado nutricional de todos os pacientes antes e depois do tratamento com a dieta cetogênica por 1 ano. RESULTADOS: Amostra foi composta por 32 crianças, com predominância do sexo feminino, com idade entre 6 meses e 18 anos, que apresentaram uma mediana de idade de 82 meses. Avaliando as condições clínicas de base, foi evidenciado que a Síndrome de West e causas desconhecidas foram as mais prevalentes. Os niveis séricos de colesterol total, HDL, LDL tiveram uma alteração após 1 ano fazendo uso da DC. Seus valores apresentaram um aumento em relação ao seu valor inicial. O trigicerídeo foi o único parâmetro que retornou aos valores iniciais. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos ao longo desta pesquisa sugerem que a DC é eficaz na redução das crises convulsivas. Conclui-se que os valores crescentes de CT e LDL ao final do primeiro ano, podem ser minimizados por fármacos auxiliares e melhores fontes de gordura. PALAVRAS-CHAVES: Dieta Cetogênica, Epilepsia resistente a medicamentos, Estado nutricional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Nutrição apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde– FPS.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1655
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JULIANA COUTINHO.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.