Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1669
Título: Avaliação dos ganhos funcionais de crianças acompanhadas em um centro de reabilitação baseada na classificação internacional de funcionalidade
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the functional gains of children accompanied in a rehabilitation center, based on the international classification of functionality
Autor(es): LIMA, Cynthia Gonçalves de Oliveira
RIBEIRO, Amanda Krystine Neri
LIMA, Marcela Raquel de Oliveira
SILVA, Emanuela Vanessa Carneiro da
BATISTA, Laryssa Luana Lauriano
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar
Palavras-chave: Classificação Internacional de Funcionalidade
Incapacidade e Saúde
Crianç
Reabilitação
Data do documento: 2023
Resumo: Resumo: Cenário: É relevante mensurar os ganhos funcionais, adquiridos através da reabilitação em crianças com diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, pois, permite à equipe, família e usuários definir e acompanhar as estratégias de reabilitação e a evolução dos pacientes. Objetivo: Avaliar os ganhos funcionais em crianças acompanhadas num centro de reabilitação, através dos indicadores baseados na Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Métodos: Trata-se de um estudo piloto de caráter descritivo e retrospectivo, desenvolvido no Centro Especializado em Reabilitação do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (CER IV-IMIP), envolvendo crianças acompanhadas no serviço de fisioterapia da área da reabilitação física. A coleta dos dados foi realizada através de informações contidas nos prontuários utilizando-se a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) e comparando os qualificadores atribuídos na admissão e na alta. Resultados: A amostra foi de 16 crianças. Em relação ao controle cervical, 75% das crianças apresentaram ausência de problema, 25% das crianças possuíam deficiência leve ou moderada na avaliação de admissão. No marcador permanecer sentado 56,25% das crianças apresentaram ausência do problema, enquanto 37,5% apresentaram alguma deficiência entre leve a completa e 6,25% receberam o qualificador 9, ou seja, não se aplica. Cerca de metade das crianças (56,25%) apresentaram deficiência entre leve à completa para o marcador de andar curtas distâncias. Sobre o marcador deslocar-se observou-se que apenas 25% das crianças apresentaram ausência de problema nessa função no momento da admissão. Conclusão: Todas as crianças acompanhadas, obtiveram uma melhora funcional em pelo menos 2 dos marcadores da CIF, pois apesar do diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, foi traçado um plano terapêutico da área da fisioterapia motora, facilitando o acompanhamento e a evolução da criança em relação ao tratamento fisioterapêutico no momento da alta. Palavras-chave: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Criança; Reabilitação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1669
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CYNTHIA GONÇALVES DE OLIVEIRA LIMA_AMANDA KRYSTINE.pdf973.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.