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dc.contributor.authorAMORIM, Vinicyus Eduardo Melo-
dc.contributor.authorAYRES, Renan Gatis-
dc.contributor.authorSOUZA, Mikhael Morais de-
dc.contributor.authorCABRAL, Ana Cecília Araújo-
dc.contributor.authorTAVARES, Bruna Sampaio-
dc.contributor.authorSILVA, Tiago Fernando Ferreira da-
dc.contributor.authorANDRADE, Felipe César Gomes de-
dc.contributor.authorGUERRA, Luciano Calheiros de Morais-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-11T12:31:09Z-
dc.date.available2023-12-11T12:31:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1713-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractResumo Objetivo: Avaliar o conhecimento e desempenho de estudantes através do uso do Objective structured clinical examination (OSCE) para agir em situações de parada cardiorrespiratória (PCR) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Método: Trata-se de um estudo intervencionista de análise antes e depois em estudantes do ensino médio. Os estudantes foram submetidos a um questionário teórico (QT) e dois OSCEs sobre PCR e OVACE. Em seguida, os estudantes receberam um treinamento de primeiros socorros com conteúdo teórico-prático, sendo, posteriormente, submetidos ao mesmo QT e aos dois OSCEs. Para análise das variáveis foram aplicadas o teste ANOVA, Wilcoxon, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, bem como o teste de correlação de Pearson. Resultados: 164 estudantes foram incluídos na análise final. A mediana de acertos do primeiro QT foi 4.00 de 10.00 pontos, enquanto a do segundo 8.00. A mediana da pontuação do primeiro e segundo OSCE de RCP foi 0.00 e 4.5 (máximo de 8.00), respectivamente. A pontuação do primeiro e segundo OSCE de OVACE foi 1.00 e 2.00 (máximo de 3.00), respectivamente. Não houve associação das pontuações com idade e turma (p>0,05). Conclusão: O uso do OSCE antes e após o treinamento demonstrou um aumento na mediana de acertos superior na segunda etapa, sugerindo sua boa aplicabilidade no treinamento dos estudantes. Palavras-chave: Primeiros socorros; Reanimação Cardiopulmonar; Engasgo; Educação Baseada em Competências; Ensino Médio.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectReanimação cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectEngasgopt_BR
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUso do OSCE na avaliação do conhecimento e desempenho em primeiros socorros de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeUse of OSCE in evaluating knowledge and performance in first aid of high school studentspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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