Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1713
Título: Uso do OSCE na avaliação do conhecimento e desempenho em primeiros socorros de estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Use of OSCE in evaluating knowledge and performance in first aid of high school students
Autor(es): AMORIM, Vinicyus Eduardo Melo
AYRES, Renan Gatis
SOUZA, Mikhael Morais de
CABRAL, Ana Cecília Araújo
TAVARES, Bruna Sampaio
SILVA, Tiago Fernando Ferreira da
ANDRADE, Felipe César Gomes de
GUERRA, Luciano Calheiros de Morais
SOUZA, Edvaldo da Silva
Palavras-chave: Primeiros socorros
Reanimação cardiopulmonar
Engasgo
Educação baseada em competências
Ensino médio
Data do documento: 2023
Resumo: Resumo Objetivo: Avaliar o conhecimento e desempenho de estudantes através do uso do Objective structured clinical examination (OSCE) para agir em situações de parada cardiorrespiratória (PCR) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Método: Trata-se de um estudo intervencionista de análise antes e depois em estudantes do ensino médio. Os estudantes foram submetidos a um questionário teórico (QT) e dois OSCEs sobre PCR e OVACE. Em seguida, os estudantes receberam um treinamento de primeiros socorros com conteúdo teórico-prático, sendo, posteriormente, submetidos ao mesmo QT e aos dois OSCEs. Para análise das variáveis foram aplicadas o teste ANOVA, Wilcoxon, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, bem como o teste de correlação de Pearson. Resultados: 164 estudantes foram incluídos na análise final. A mediana de acertos do primeiro QT foi 4.00 de 10.00 pontos, enquanto a do segundo 8.00. A mediana da pontuação do primeiro e segundo OSCE de RCP foi 0.00 e 4.5 (máximo de 8.00), respectivamente. A pontuação do primeiro e segundo OSCE de OVACE foi 1.00 e 2.00 (máximo de 3.00), respectivamente. Não houve associação das pontuações com idade e turma (p>0,05). Conclusão: O uso do OSCE antes e após o treinamento demonstrou um aumento na mediana de acertos superior na segunda etapa, sugerindo sua boa aplicabilidade no treinamento dos estudantes. Palavras-chave: Primeiros socorros; Reanimação Cardiopulmonar; Engasgo; Educação Baseada em Competências; Ensino Médio.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1713
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Uso do OSCE na avaliação do conhecimento e desempenho em primeiros socorros de estudantes do ensino médio.pdf337.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.