Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1745
Título: Características clínico-epidemiológicas e desfechos maternos em gestantes e puérperas infectadas por Covid-19 em centros de referência no Nordeste do Brasil
Autor(es): COÊLHO, Eduarda Coutinho Albuquerque Neiva
AMORIM, Melania Maria Ramos de
FLORÊNCIO, Anna Catharina Magliano Carneiro da Cunha
KATZ, Leila
COÊLHO, Isabela Cristina Coutinho de Albuquerque Neiva
Palavras-chave: Coronavírus
COVID-19
SARS-CoV-2
Período pós-parto
Gravidez
Mortalidade materna
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO OBJETIVOS: descrever características biológicas, sociodemográficas, clínicas e desfechos maternos em gestantes e puérperas com RT-PCR positivo para SARS-CoV-2 em seis centros de referência no Nordeste do Brasil. MÉTODOS: trata-se de estudo de coorte ambidirecional com dados de abril de 2020 a dezembro de 2021. As variáveis de análise foram extraídas de base de dados no RedCap de uma coorte multicêntrica. A análise foi realizada no Epi.info versão 7.2.5.0, sendo obtidas tabelas de distribuição de frequência para as variáveis categóricas e medidas de tendência central e dispersão para as numéricas. RESULTADOS: incluímos 750 pacientes com COVID-19, com maioria gestantes (85,2%), pardas (72,4%), solteiras (37%) e com sintomas respiratórios na admissão (73,1%), destacando-se tosse seca (50,6%), febre (50%) e dispneia (43%). Muitas pacientes apresentavam alterações em exames radiológicos. As doenças hipertensivas (37,2%) e obesidade/sobrepeso (24,6%) foram proeminentes. A cesariana foi a principal via de nascimento (71,7%) e obteve-se altas taxas de internações em UTI (28,2%), Near Miss (8,7%) e óbito materno (4,1%). CONCLUSÕES: O perfil predominante foi mulheres pardas, idade média de 27,3 anos, gestantes, sintomáticas respiratórias na admissão, com tosse seca, febre e dispneia. Distúrbios hipertensivos foram as principais comorbidades e a via de nascimento predominante foi a cesariana. Observou-se uma elevada taxa de near miss e morte materna. Palavras-chave (DeCS): Coronavírus; COVID-19; SARS-CoV-2; Período Pós-Parto; Gravidez; Mortalidade materna.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1745
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO VERSÃO FINAL.pdf373.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.