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dc.contributor.authorMACEDO, João Guilherme de Barros-
dc.contributor.authorROZA NETO, Oswaldo de Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Fernando Antônio Barbosa da-
dc.contributor.authorDAMASCENO, Luca Bonaccorsi-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.contributor.authorSILVA, Charles Arthur Nazário Guedes da-
dc.date.accessioned2024-01-26T12:13:34Z-
dc.date.available2024-01-26T12:13:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1750-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractResumo Introdução: o processo de adaptação a metodologia ativa nem sempre é fácil.Os estudantes relatam dificuldades como a mudança no ritmo e organização doestudo; despreparo para o estudo individual; assumir uma atitude proativa edesamparo ao lidar com a postura do tutor por ser diferente do professortradicional. A necessidade de melhorar esse processo de adaptação motivou arealização de um videodcast, com o objetivo de mitigar o impacto das mudançase sua interferência na dinâmica da aprendizagem. Objetivo: elaborar vídeocastsobre a Aprendizagem Baseada em Problemas para estudantes de saúdeingressantes. Métodos: estudo de elaboração de vídeocast educativo naFaculdade Pernambucana de Saúde (FPS), entre setembro de 2022 a outubrode 2023. Etapas de elaboração do vídeocast: Fase I: Planejamento -identificação das necessidades do público alvo para elaboração dos conteúdos;Fase II: Pré-produção - desenvolvida a concepção do projeto, conteúdos eroteiro; Fase III: produção. Resultados: a gravação do vídeocast, foi realizadano estúdio da Educação à Distância da instituição. Presentes funcionários paramanuseio de equipamentos, e auxílio para guiar os dois hosts (os estudantesentrevistadores) e a convidada. Foram utilizados do estúdio seu cenário, telacisco, três câmeras de vídeo (filmadora Sony nx5r com lente Fixa, e duasmirrorless: Sony A6500 com Lente Sony 18-105 e uma Sony A6600 com LenteSony 24-70) mixer digital zoom podtrack P8 (para gravação do áudio), trêsmicrofones shure MV7, Headphones superluxevostudio para monitoração doáudio. A gravação durou em média uma hora e trinta minutos, contanto com ostestes iniciais e pontuais interrupções, gerando, ao final de sua edição, umvídeocast de cinquenta minutos e treze segundos. Para edição, foi utilizado oprograma Adobe Premiere, no qual, os profissionais de vídeo fizeram os cortes,ajustes de cores, inserção dos lower thirds (as tarjetas com os nomes dos 4 participantes), vinheta e ajustes de áudio e revisão. O material foi divulgado na rede social: https://open.spotify.com/episode/4HoENeqJogL8iUFFZUWJ7H?si=c2ed c83f471d47d2 Conclusões: produzido vídeocast com informações básicas sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas, seguindo as etapas técnicas recomendadas com a finalidade de colaborar com a adaptação do estudante ingressante. Palavras-chave: Filme e vídeo educativo; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudante.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFilme e vídeo educativopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de podcast para melhor adaptação do estudante à aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.title.alternativePodcast development to better student adaptation to problem based learningpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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