Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1750
Título: Desenvolvimento de podcast para melhor adaptação do estudante à aprendizagem baseada em problemas
Título(s) alternativo(s): Podcast development to better student adaptation to problem based learning
Autor(es): MACEDO, João Guilherme de Barros
ROZA NETO, Oswaldo de Carvalho
SILVA FILHO, Fernando Antônio Barbosa da
DAMASCENO, Luca Bonaccorsi
FALBO, Ana Rodrigues
SILVA, Bruno Hipólito da
SILVA, Charles Arthur Nazário Guedes da
Palavras-chave: Filme e vídeo educativo
Aprendizagem baseada em problemas
Estudantes
Data do documento: 2023
Resumo: Resumo Introdução: o processo de adaptação a metodologia ativa nem sempre é fácil.Os estudantes relatam dificuldades como a mudança no ritmo e organização doestudo; despreparo para o estudo individual; assumir uma atitude proativa edesamparo ao lidar com a postura do tutor por ser diferente do professortradicional. A necessidade de melhorar esse processo de adaptação motivou arealização de um videodcast, com o objetivo de mitigar o impacto das mudançase sua interferência na dinâmica da aprendizagem. Objetivo: elaborar vídeocastsobre a Aprendizagem Baseada em Problemas para estudantes de saúdeingressantes. Métodos: estudo de elaboração de vídeocast educativo naFaculdade Pernambucana de Saúde (FPS), entre setembro de 2022 a outubrode 2023. Etapas de elaboração do vídeocast: Fase I: Planejamento -identificação das necessidades do público alvo para elaboração dos conteúdos;Fase II: Pré-produção - desenvolvida a concepção do projeto, conteúdos eroteiro; Fase III: produção. Resultados: a gravação do vídeocast, foi realizadano estúdio da Educação à Distância da instituição. Presentes funcionários paramanuseio de equipamentos, e auxílio para guiar os dois hosts (os estudantesentrevistadores) e a convidada. Foram utilizados do estúdio seu cenário, telacisco, três câmeras de vídeo (filmadora Sony nx5r com lente Fixa, e duasmirrorless: Sony A6500 com Lente Sony 18-105 e uma Sony A6600 com LenteSony 24-70) mixer digital zoom podtrack P8 (para gravação do áudio), trêsmicrofones shure MV7, Headphones superluxevostudio para monitoração doáudio. A gravação durou em média uma hora e trinta minutos, contanto com ostestes iniciais e pontuais interrupções, gerando, ao final de sua edição, umvídeocast de cinquenta minutos e treze segundos. Para edição, foi utilizado oprograma Adobe Premiere, no qual, os profissionais de vídeo fizeram os cortes,ajustes de cores, inserção dos lower thirds (as tarjetas com os nomes dos 4 participantes), vinheta e ajustes de áudio e revisão. O material foi divulgado na rede social: https://open.spotify.com/episode/4HoENeqJogL8iUFFZUWJ7H?si=c2ed c83f471d47d2 Conclusões: produzido vídeocast com informações básicas sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas, seguindo as etapas técnicas recomendadas com a finalidade de colaborar com a adaptação do estudante ingressante. Palavras-chave: Filme e vídeo educativo; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudante.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1750
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versão final TCC.pdf147.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.