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dc.contributor.authorFREITAS, Lysa Souza-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Júlia Miranda-
dc.contributor.authorPIRES, Luiza Viana de Sousa-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-03-08T12:28:39Z-
dc.date.available2024-03-08T12:28:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1772-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: a Aprendizagem Baseada em Problemas, aprendizagem centrada no estudante, se utiliza de problemas para estimular a discussão em pequenos grupos, os grupos tutoriais. A tempestade de ideias, passo 3 do desenvolvimento do grupo tutorial, é uma etapa primordial para ativar o conhecimento prévio, estabelecendo um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento, constituindo a aprendizagem significativa. Objetivo: avaliar o cumprimento da tempestade de ideias e sua correlação com o tempo despendido e a motivação para a realização do estudo dirigido. Métodos: estudo corte transversal, envolvendo estudantes de medicina, na Faculdade Pernambucana de Saúde, no período entre setembro de 2022 a setembro de 2023. Para avaliar o cumprimento da tempestade de ideias foi utilizada escala elaborada e validada previamente. A análise desse instrumento foi feita por meio da média aritmética do conjunto dos itens avaliados, levando-se em conta o escore médio (EM) foram considerados os pontos de corte: cumprimento inadequado do passo (EM≤3,0), cumprimento regular (EM >3,0 e <3,5), cumprimento bom (EM=3,5 a≤4,0) e cumprimento ótimo (EM>4,0). Para a avaliação da motivação intrínseca foi utilizado o Inventário de Motivação Intrínseca, sua análise foi feita por meio do cálculo da média aritmética dos 45 itens, compondo o escore médio geral (EMG). Foram definidos os pontos de corte: ≤3,0 (não verdadeiro/não motivado), >3,0 e <6,0 (algo verdadeiro/motivado) e ≥6,0 (muito verdadeiro/muito motivado). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 50408021.7.0000.5569. Resultados: o cumprimento da tempestade de ideias foi considerado ótimo (EMG=4,35), no geral, correspondendo a 73,9% das avaliações e quando observado cada item do instrumento. Em relação à motivação para o estudo dirigido foi observado que os estudantes se encontravam motivados (EMG=3,73). Foram observadas correlações entre a tempestade de ideias e a motivação no geral e nas subescalas 1,2 e 6 (Interesse e prazer, competência percebida e valor/utilidade), apesar de fracas (r<0,5). Conclusão: na avaliação dos estudantes as etapas para a realização da tempestade de ideias foram cumpridas de forma satisfatória e eles estavam motivados para a realização do estudo dirigido. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Ativa; Aprendizagem Colaborativa; Motivação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleImportância da tempestade de ideias para a motivação do estudo dirigido na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.title.alternativeImportance of brain storming for the motivation of directed studying in problem-based learningpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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