Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/178
Título: Avaliação atenção ao parto normal de baixo risco em uma maternidade escola de referência da cidade do Recife, Pernambuco
Autor(es): SILVA, Wylma Karlla Melo da
CAVALCANTE, Raquel Diniz Sales
ALMEIDA, Renata Tenório de
DINIZ, Cinthia Martins Menino
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
Palavras-chave: Parto normal
Trabalho de parto
Medicina baseada em evidências
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivos: Avaliar a atenção ao parto normal de baixo risco em uma maternidade escola da cidade do Recife. Métodos: estudo corte transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, tipo, realizado entre outubro de 2015 a junho de 2016, por meio de um questionário estruturado, abordando o perfil sócio demográfico e obstétrico, e ações realizadas na assistência ao parto normal de acordo com as recomendações da OMS. As informações foram obtidas através dos prontuários e entrevistas com as pacientes. Os dados foram analisados no Stata 12.1. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Abordando Seres Humanos do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, CAAE no 47981815.5.00005201. Resultados: Participaram do estudo 180 puérperas entrevistadas. 70% das mulheres tinham idade ≥ 20 anos, 40,6% ensino médio completo, renda familiar de ≤ 1 salário mínimo (46,1%), conviviam em união consensual (44,4%) e a maioria não tinha ocupação (67,2%). 96,1% tinham a idade gestacional de 37 a 41 semanas, 68,3% realizaram mais de 6 consultas de pré-natal. As boas práticas aplicadas mais utilizadas foram: oferta de líquido (87,2%), respeito a privacidade (96,7%) e direito a acompanhante de livre escolha (95%), uso do partograma (62,2%), métodos não farmacológicos para alivio da dor (81,1%). Quanto as práticas claramente prejudiciais ou ineficazes e que devem ser evitadas, o incentivo ao puxo foi de 60,0%, lavagem e revisão uterina no pós-parto, respectivamente 95,6% e 82,8% dos casos. Conclusões: O estudo demonstra que a maternidade estudada se encontra numa situação privilegiada quanto as boas práticas segundo às recomendações da OMS para assistência ao parto normal.
Descrição: Artigo apresentado na XII Jornada de Iniciação Científica do IMIP como um dos requisitos para finalização do programa de iniciação científica IMIP/CNPq e trabalho de conclusão de curso da graduação em Enfermagem da FPS. Orientador: Prof.ª Maria de Fátima Costa Caminha. Coorientador: Prof.ª Cinthia Martins Menino Diniz.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/178
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO AO PARTO NORMAL DE BAIXO RISCO .pdf611.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.