Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFERNANDES, Carolina de Carvalho Moury-
dc.contributor.authorARAUJO, Breno Henrique Vieira-
dc.contributor.authorPETRIBÚ, Maria Jucá de-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Flávia P. Morais de-
dc.date.accessioned2024-05-14T18:01:26Z-
dc.date.available2024-05-14T18:01:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1790-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Cenário: o fórum pode ser utilizado na aprendizagem baseada em problemas como forma de manter a interação e a funcionalidade do grupo durante o estudo individual autodirigido. Portanto, deve atuar como ferramenta de auxílio, no processo de aprendizagem facilitado pelo tutor. Apesar da importância do fórum, pode haver ao longo do tempo uma baixa adesão dos estudantes e questionamentos do tutor em relação à efetividade dessa ferramenta. Objetivo: conhecer a opinião do tutor da Faculdade Pernambucana de Saúde sobre a utilização do fórum como ferramenta virtual de aprendizagem colaborativa. Métodos: estudo transversal, envolvendo tutores da instituição e profissionais com expertise em Ambiente Virtual de Aprendizagem, em Aprendizagem Baseada em Problemas, em metodologia científica e na língua portuguesa do Brasil, os quais participarão dos painéis de especialistas. Pretende-se incluir todos os tutores de todos os cursos da Faculdade, que no total são em número de 139 (10 para a etapa de validação FACE e 129 para a etapa de validação estatística do instrumento). O instrumento para a avaliação da opinião do tutor sobre o fórum, trata-se de um instrumento tipo Likert com cinco opções de respostas. A sua versão inicial é composta por 15 itens agrupados em cinco fatores: 1) preparação para a utilização do fórum; 2) função do tutor no fórum; 3) a participação e a dinâmica do grupo (aprendizagem colaborativa); 4) o processo de aprendizagem no fórum e 5) o processo de postagem no fórum. A análise do instrumento de avaliação será feita por meio da média aritmética do conjunto dos itens avaliados, correspondendo ao escore médio global. Da mesma forma, os fatores do instrumento serão avaliados por meio da média aritmética do conjunto de itens que os compõem, ou seja, escore médio por fator. Levando-se em conta os escores médios, foi atribuído o grau de avaliação, considerando os seguintes pontos de corte: discordância sobre o funcionamento do fórum respeitando os pressupostos da aprendizagem colaborativa (EM≤3,0); concordância regular (EM >3,0 e <3,5), boa concordância (EM=3,5 a ≤4,0) e ótima concordância (EM>4,0). Para a análise da validade/confiabilidade do instrumento serão realizados os testes de alfa de Cronbach, considerando como válido valor entre 0,70 a 0,90 e o Teste e Reteste por meio do teste de Kappa ponderado e/ou Wilcoxon-Mann-Whitney. Aspectos éticos: a pesquisa obedecerá aos critérios éticos da Resolução 510/2016. O estudo só terá início após avaliação e aprovação do Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. Palavras-chave (DeCS): tecnologias de informação e comunicação, ambientes virtuais de aprendizagem, ensino colaborativo, ensino on-line, interatividade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
dc.subjectEnsino on-linept_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.titleA utilização do fórum como ferramenta virtual de aprendizagem colaborativa: opinião do tutor em uma faculdade com metodologia ativa de aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIC FINAL AF.docx (1) (1) (1).pdf382.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.