Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1908
Título: Correlação entre qualidade de vida e gravidade da incontinência urinária de urgência em mulheres atendidas na região metropolitana de Recife
Autor(es): BENEVIDES, Maria Luiza Craveiro
FREITAS, Alice Medeiros de
MACHADO, Maria Eduarda Souto
OLIVEIRA, Ana Luiza Times de
ALMEIDA, Bruna Ribeiro de
GUENDLER, Julianna de Azevedo
CARREIRO, Priscila Bezerra Porto
KATZ, Leila
Palavras-chave: Qualidade de vida
Gravidade
Incontinência Urinária de Urgência
Mulheres
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Objetivos: Correlacionar a qualidade de vida e gravidade da incontinência urinária de urgência (IUU) em mulheres atendidas na região metropolitana do Recife. Métodos: Estudo transversal realizado em dois ambulatórios de fisioterapia na região metropolitana do Recife, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os dados foram coletados por questionários, a gravidade da IU foi avaliada através do Incontinence Severity Index (ISI) e a qualidade de vida foi avaliada através do SF-36 e ICIQ-SF. Resultados: Foram avaliadas 103 mulheres com IUU, sendo a média de idade de 54,6 anos, em relação ao IMC, 51% delas eram obesas. A IUU foi classificada como muito grave em 40,8%. Sobre o tipo de incontinência, 76,7% eram mista. Foi visto que 97,1% das mulheres apresentaram urgência incontinência e 98,1% a noctúria. Na descrição da escala do SF-36, observa-se que os itens de aspectos sociais (média = 67,2), saúde mental (média = 61,9) e estado geral de saúde (média = 59,2) apresentaram os maiores escores, demonstrando um melhor estado de saúde nesses itens. Conclusão: Não houve correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de vida e a gravidade da IU. Contudo, a presença da IUU, independentemente de sua gravidade, impacta negativamente a qualidade de vida, com destaque para maior impacto observado em casos de IUU moderada. Esses resultados reforçam a importância de estratégias terapêuticas que abordem tanto os aspectos físicos quanto emocionais da condição. Palavras-chave: Qualidade de vida, Gravidade, Incontinência Urinária de Urgência, Mulheres.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1908
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MALU BENEVIDES 2024 - Documentos Google.pdf291.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.