Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNÓBREGA, Mikaela Luiza do Rêgo Barros-
dc.contributor.authorLUCENA, Gabriele Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorSARAIVA, Daniel Belian-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Bruna Larissa da Silva-
dc.contributor.authorGOMES, Paulo César dos Santos-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2024-12-06T17:49:24Z-
dc.date.available2024-12-06T17:49:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1942-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Analisar os efeitos da insônia e dos principais transtornos mentais autorreferidos no desempenho acadêmico de estudantes universitários. Métodos: Estudo descritivo e observacional, do tipo transversal. Foi aplicado um questionário a fim de avaliar o perfil sociodemográfico, clínico e biológico, bem como o instrumento do Índice de Gravidade da Insônia e a escala SNAP. A pesquisa será desenvolvida de acordo com as diretrizes da resolução 510/16 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), mediante a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: A amostra foi composta por 113 estudantes universitários, com 73,5% do sexo feminino e uma média de idade de 23 anos (Md = 20; DP = 7,4). O questionário revelou que 67% dos participantes relataram sintomas significativos de insônia. A análise do Índice de Gravidade da Insônia (IGI) destacou uma correlação entre a severidade da insônia e o impacto negativo no desempenho acadêmico dos estudantes. Conclusão: Constatou-se, portanto, que a insônia e os transtornos mentais possuem um impacto negativo nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários, demonstrando assim a relevância e necessidade de intervenções e novas pesquisas que aprofundem mais ainda a importância do sono neste contexto. Palavras-chave: Universitário, Ansiedade, Depressão, Insônia, TDAH.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectUniversitáriopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectInsôniapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.titleAnálise dos efeitos da insônia e dos transtornos mentais (autorrelato) no desempenho acadêmico de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.description.linkhttps://doi.org/10.25248/REAS.eXX.2021-
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.