Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1960
Title: Perfil clínico e biológico de pacientes submetidos a videotoracoscopia para tratamento de hemotórax retido em um hospital referência em trauma na região metropolitana do Recife
Authors: BETMANN-AZEVÊDO, Kenio
PIMENTEL, Caio Farias
ANDRADE, Júlio César Fonseca de
SILVA, Maria Eduarda Freire
LIMA, Lucas Soares de Andrade
ROCHA, Maria Eduarda Amaro Ferreira
ROCHA, Rafaela Dias
AZEVEDO, Pedro Tadeu Álvares Costa Caminha de
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
VASCONCELOS, César Freire de Melo
GUIMARÃES, Leandro Cabral Moreira
Keywords: Hemotórax
Cirurgia torácica vídeoassistida
Empiema
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO CENÁRIO: Mundialmente, as causas de morte externas são responsáveis por 10% dos óbitos, tendo como principal representante o trauma. No Brasil, o perfil epidemiológico não é diferente, correspondendo à terceira causa mais comum de internamentos e mortes, e em alguns estados ocupa o primeiro lugar na faixa etária de 15-29 anos. Entre os traumas, 7,5% são de origem torácica, equivalendo a 25% dos casos. No âmbito dos traumas torácicos, o hemotórax possui frequência de 40%. De maneira geral, o hemotórax é tratado inicialmente através da drenagem torácica, porém 10-15% dos pacientes não obtém êxito na primeira abordagem, seguindo com o coágulo retido, fator de mau prognóstico que aumenta em 33% a chance de surgimento de empiema e consequentemente elevando a taxa de mortalidade. Na ocorrência do hemotórax residual, frequentemente é tratado através da videotoracoscopia. A literatura é escassa a respeito dos benefícios da determinação do perfil clínico e biológico dos pacientes que desenvolvem hemotórax retido para identificação precoce do mesmo. OBJETIVO: Descrever o perfil clínico e biológico, e o tempo de internamento (antes e após o procedimento) de pacientes submetidos a videotoracoscopia para tratamento de hemotórax retido em um hospital referência em trauma na região metropolitana do Recife. MÉTODOS: Estudo transversal prospectivo e observacional baseado em informações do paciente e registros de prontuários. A população foi de pacientes ≥ 18 anos que desenvolveram hemotórax retido e foram operados por videotoracoscopia no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, com coleta de dados entre setembro/2023 e abril/2024. Análise no programa Stata 12.0. Os dados categóricos foram descritos através de distribuição de frequência absoluta e relativa e os numéricos pela mediana e sua medida de dispersão. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital da Restauração CAAE 71512423.5.0000.5198 e Parecer 6.235.955. RESULTADOS: No período da coleta de dados foram identificados 46 pacientes, dos quais 19 não foram elegíveis (nove pacientes < 18 anos, um por impossibilidade de assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e nove por não haver histórico de trauma). Participaram 27 pacientes, com prevalência na faixa etária entre 19 e 30 anos, sexo masculino (85,2%), trauma contuso (51,9%) e drenagem com menos de 300 ml em 57,1%. O tempo de internamento pré realização da VAT obteve uma mediana de 7 dias (1º. Quartil = 3 dias; 3º. Quartil = 13 dias) e o tempo de internamento pós realização da VAT, a mediana foi de 4 dias (1º. Quartil = 3; 3º. Quartil = 7 dias). CONCLUSÃO: O tempo de internamento pré realização da VAT apresentou-se aproximadamente o dobro do tempo de internamento pós-procedimento, sugerindo que quanto mais rápido for realizado o procedimento menor será o tempo de internamento. PALAVRAS-CHAVE (DeCS): Hemotórax; Cirurgia Torácica Vídeoassistida; Empiema.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1960
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Kenio Betmann-Azevêdo.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.