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http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1961
Título: | Dificuldades relatadas por estudantes universitários na adaptação à metodologia de ensino com a aprendizagem baseada em problemas |
Autor(es): | MAGALHÃES, Sara Omena LORENA, Suélem Barros de LIMA, Doralice Ribeiro Gouveia |
Palavras-chave: | Metodologia ativa Discentes Dificuldades |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | RESUMO Introdução: Em virtude da necessidade de abranger uma formação em saúde que compreenda as necessidades sociais e estimule a proatividade, em meio a crescente utilização e tecnologia, contemporâneos modelos de ensino têm sido estimulados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da saúde, impulsionando as Instituições de Ensino Superior (IES) a reconsiderarem os métodos de formação em saúde com a inclusão de metodologias ativas de ensino. Objetivo: Identificar as dificuldades enfrentadas por alunos do ensino superior de Fisioterapia em relação a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual é utilizada nos cursos da Faculdade Pernambucana de Saúde. Método: Trata-se um estudo de caráter transversal descritivo, constituído de apenas uma etapa onde foi aplicado um questionário contendo perguntas de caráter sociodemográfico e a respeito da metodologia ativa, produzido via GoogleForms e disponibilizado via QR CODE. O grupo alvo desse estudo foram 50 alunos de fisioterapia matriculados no semestre de 2024.2, cursando entre o 20 e 80 período. A pesquisa teve aprovação no comitê de ética, e a coleta de dados teve início somente após a aprovação. Resultados: As dificuldades comumente relatadas entre a maioria dos discentes foram em executar as funções de coordenador e secretário nos grupos tutoriais. Grande parte dos acadêmicos também afirma que a ABP exige mais tempo para estudo, o que pode ser uma crítica ao aumento de carga horaria, podendo levar dificuldades em relação ao gerenciamento de tempo para o estudo com a metodologia. Conclusões: Os discentes possuem uma visão predominantemente positiva a respeito da ABP, sobretudo no que diz respeito as habilidades adquiridas como as de comunicação, sociais e liderança. Por outro lado, as resistências relatadas pelos alunos em relação a adaptação as funções tutoriais (coordenador e secretário), uso das ferramentas utilizadas e a administração de tempo para estudos, mostram a importância de uma assistência pedagógica e intervenções singularmente voltadas para isso. Palavras-chave: Metodologia ativa; Discentes; Dificuldades. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1961 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia |
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