Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1969
Título: Análise da marcha de pacientes com diagnóstico de fibrose cística
Autor(es): NOGUEIRA, Marcelo José Santos
BARBOSA, Yann Carlos Litwak de Queiroz
MONTEIRO, Andréa Karla Alves
COSTA, Maria Cecília Cedrim
SILVA, Ariadne de Holanda
NASCIMENTO, Myrelle Dutra dos Santos
MARINHO, Aileciram Monialy Barros
ARAÚJO, Ana Paula Guimarães de
Palavras-chave: Fibrose cística
Postura
Marcha
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética autossômica recessiva e multissistêmica, que se dá por uma alteração no gene cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR). A relação da FC com o sistema musculoesquelético ocorre de maneira indireta devido ao caráter obstrutivo da doença pulmonar, a qual leva a hiperinsuflação pulmonar, resultando na alteração da caixa torácica e coluna vertebral, como escoliose e hipercifose torácica. Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar, por meio da Esteira Hp Cosmos®, os aspectos cinemáticos da marcha de pacientes com diagnóstico de Fibrose Cística. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, analítico e observacional do tipo transversal, no laboratório de marcha do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), entre setembro de 2023 e setembro de 2024. A amostra foi composta por 12 pacientes com fibrose cística, com idades variando de 5 a 18 anos. Os participantes foram submetidos a uma avaliação da marcha na esteira Hp Cosmos Gateway®, onde foram analisados parâmetros como rotação do pé, comprimento do passo, cadência e velocidade. Resultados: Participaram do trabalho 12 pacientes diagnosticados com FC, com idades variando entre 5 e 18 anos, sendo 7 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Foi percebida uma correlação positiva forte entre o peso corporal e o comprimento do passo esquerdo em r=0.77, além de uma correlação forte entre altura e idade com comprimento do passo esquerdo, em r=0.83 e r=0.77. Conclusões: A descrição da nossa amostra e os dados analisados, levando em consideração ao que pretendemos no nosso estudo, não diferiu do que foi descrito na literatura encontrada. Porém, gostaríamos de destacar a influência das anormalidades da fibrose cística, como a desnutrição e baixa resistência aeróbica, nas relações encontradas entre os próprios indivíduos, trazendo a morfologia do corpo como influenciador na dinâmica da marcha. Palavras-chave: Fibrose Cística; Postura; Marcha.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1969
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCELO E YANN.docx.pdf428.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.