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dc.contributor.authorSANTOS, André Simões Campelo Farias-
dc.contributor.authorPEREIRA, Alana Souto Maior-
dc.contributor.authorVIEIRA, Cecilia Bacelar Gama-
dc.contributor.authorLAPENDA, Izadora Lorenza Cavalcanti de Morais-
dc.contributor.authorTORRES, Raiane Lúcia Cruz de Oliveira-
dc.contributor.authorPACHECO, Lucas Diniz-
dc.contributor.authorFALBO NETO, Gilliatt Hanois-
dc.date.accessioned2025-05-06T12:32:01Z-
dc.date.available2025-05-06T12:32:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1994-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Elaborar e validar um jogo educativo autoinstrucional para o diagnóstico precoce da hanseníase para estudantes de medicina e profissionais de saúde da atenção primária. Método: Elaboração e validação de um jogo educativo autoinstrucional para o diagnóstico precoce da hanseníase para médicos da atenção primária e estudantes de medicina. O jogo foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura e de acordo com o modelo desenho instrucional ADDIE, com base nas etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. A amostra será composta por 24 estudantes do curso de medicina dos 12 períodos, de primeira e segunda entrada da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Como instrumento de coleta de dados, será aplicado um questionário para avaliar o perfil sociodemográfico dos participantes, a usabilidade, a jogabilidade e o design do jogo. Resultados: Foi desenvolvido um jogo educativo sobre o diagnóstico precoce da hanseníase que tornará possível a obtenção de conhecimentos fundamentais sobre o tema para profissionais da atenção primária e estudantes de medicina. Dividido em onze episódios, o jogo inclui vídeos, simulações de cenários práticos e perguntas para reforçar o aprendizado. Ao longo do processo, os estudantes revisam conteúdos e corrigem erros, preparando-se de forma interativa para a prática profissional. Conclusão: O estudo desenvolve um educativo e autoinstrucional para o diagnóstico precoce da hanseníase, com conteúdo validado e uso de técnicas de EAD. A empresa Mangrove está responsável pelo desenvolvimento, e um teste de usabilidade será realizado com estudantes de medicina na fase final, com a aplicação do instrumento de avaliação de jogos sérios (MSGUI) avaliando os recursos pedagógicos, a usabilidade e o design do jogo. Palavras-chave (DeCS): Atenção primária à saúde; Diagnóstico precoce; Hanseníase.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectDiagnóstico precocept_BR
dc.subjectHanseníasept_BR
dc.titleElaboração e validação de um jogo educativo autoinstrucional para o diagnóstico precoce da hanseníase para profissionais de saúde da atenção primária e estudantes de medicinapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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