Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2035
Título: Conhecimento, atitudes e práticas sobre a infecção e vacina do HPV e a prevenção do câncer de colo uterino entre professores do ensino público fundamental da cidade do recife
Autor(es): CORDEIRO, Maria Eduarda Amaral
MORAIS, Maria Eduarda Pinto
LONGO, Mariana Silva
LIMA, Jurema Telles de Oliveira
SILVA JÚNIOR, José Roberto da
Palavras-chave: Vacinas contra HPV
Saúde da mulher
Neoplasias do colo do útero
Teste de Papanicolau
Conhecimentos
Atitudes e Práticas em Saúde
Data do documento: 2024
Resumo: Cenário: A infecção persistente pelo HPV tem relação direta com o câncer de colo de útero, que atualmente representa o segundo câncer mais incidente em mulheres no estado de Pernambuco. Apesar da existência de uma vacina efetiva contra alguns dos subtipos mais oncogênicos do vírus, esse instrumento é subutilizado, o que reflete na cobertura muito abaixo da meta esperada para o público alvo, composto por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Nesse sentido, o papel da escola e dos educadores na propagação de informações, aceitação e participação por parte dos jovens é um elemento essencial no sucesso das estratégias vacinais e preventivas. Objetivo: avaliar o conhecimento, atitudes e práticas dos professores do ensino público fundamental sobre a vacina contra o HPV e o exame preventivo do câncer do colo uterino e investigar sua associação com as variáveis sociodemográficas, para servir de subsídio para desenvolvimento de intervenção educacional voltada para professores como multiplicadores de conhecimento. Método: estudo exploratório de caráter transversal utilizando técnica quantitativa. Para a coleta de dados será utilizado um questionário autoaplicável estruturado disponibilizado eletronicamente sobre dados sócio-demográficos, conhecimento, práticas e atitudes dos professores. Serão analisados os dados descritivos da amostra (média, desvio-padrão e frequências). Em seguida, para a escolha de cada teste, foi realizada a normalidade dos dados em todas as variáveis, por meio do teste de Shapiro-Wilks. Para as avaliações inferenciais foram utilizados os testes não paramétricos, uma vez que não foi encontrada normalidade dos dados: Mann-Whitney (2 grupos independentes) e Kruskal-Wallis (3 ou mais grupos independentes) e correlação de Spearman. O software escolhido para todas as análises foi o SPSS-IBM 23.0 considerado para todos os testes um nível de significância de 5%. Aspectos éticos: Nesta pesquisa, serão observados os princípios éticos contidos no Código de Ética Médica (CEP) que regem as pesquisas com fins acadêmicos e à resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde só sendo iniciada após aprovação no CEP. Palavras-Chave: Vacinas contra HPV; Saúde da Mulher; Neoplasias do Colo do Útero; Teste de Papanicolau; Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2035
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.