Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2042
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCAMPOS, Camile Lima Barros Ourem-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Juliana Mirelly Moura de-
dc.contributor.authorALENCAR, Maria Clara Tejo Caminha de-
dc.date.accessioned2025-10-31T13:20:45Z-
dc.date.available2025-10-31T13:20:45Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2042-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Objetivo: Traduzir, adaptar culturalmente e validar a Interprofessional Collaborative Competencies Attainment Survey (ICCAS). O estudo faz parte do projeto âncora “Processo de validação de instrumento para avaliar competências em atendimento colaborativo interprofissional”. Método: Realizou-se um estudo metodológico de tradução, adaptação transcultural e validação de uma ferramenta para o português na Faculdade Pernambucana de Saúde. O processo incluiu tradução, adaptação transcultural e teste/reteste. Participaram dois tradutores, cinco especialistas e cerca de trinta estudantes de cursos da saúde, que avaliaram a compreensão, confiabilidade e validade da versão final, sendo considerado aceitável um alfa de Cronbach ≥ 0,70. Resultados: A versão em português do ICCAS foi aplicada a 50 estudantes no teste e 33 no reteste, apresentando excelente consistência interna (alfa de Cronbach 0,969–0,971). A análise fatorial exploratória indicou solução bidimensional, com correlação moderada entre fatores (r=0,44–0,57), e a validação semântica demonstrou clareza e aplicabilidade da escala, sem necessidade de exclusão de itens. Conclusão: A versão em português do ICCAS apresentou excelente consistência interna (alfa de Cronbach > 0,97) e mostra-se útil para avaliar competências interprofissionais na formação, prática e pesquisa em saúde. Palavras-chave: Educação interprofissional. Ciências da Saúde. Estudo de Validaçãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectCiências da saúdept_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.titleTradução, adaptação transcultural e validação da Interprofessional Collaborative Competencies Attainment Survey entre graduandos da saúde: fases de teste e retestept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSÃO FINAL MAJUCA TCC.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.