Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFERREIRA, Tamara Machado-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, César Filipe da Silva-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Waleska de Carvalho Marroquim-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Cecylia Roberta Ferreira de-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Bianca Lins-
dc.contributor.authorMARIZ, Ingred Letícia Florentino-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Marília Soares de Moura-
dc.contributor.authorMELO, Gustavo de Oliveira-
dc.contributor.authorMELO, João Gabriel Viana-
dc.contributor.authorSILVA, Vitor Arruda-
dc.date.accessioned2025-11-05T13:33:51Z-
dc.date.available2025-11-05T13:33:51Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2051-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A era digital trouxe desafios para a saúde mental, com a ansiedade e a depressão afetando parte da população, especialmente os adolescentes. O uso de mídias sociais pode expor os jovens a padrões de vida irrealistas, agravando esses sentimentos. Embora as mídias sociais também possam oferecer suporte social, a dependência digital está associada a sintomas de depressão e ansiedade. Objetivo: Avaliar a relação do uso de mídias com a ansiedade e depressão em estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Método: Estudo observacional, descritivo e transversal com 61 estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 19 anos. Foram aplicados questionários contendo dados sociodemográficos, hábitos de uso de mídias sociais, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes e Internet Addiction Test. A análise estatística foi realizada com os testes de Qui-Quadrado de Pearson e exato de Fisher. Resultados: A amostra foi majoritariamente feminina, com 100% de acesso à internet. 42,6% dos participantes apresentaram uso problemático ou indícios de adição à internet e o escore de estresse, ansiedade e depressão foi maior neste grupo (p=0,037). Não houve associação significativa entre o tempo de tela diário e os níveis de estresse, ansiedade ou depressão. Conclusão: Os resultados corroboram a literatura que associa o uso excessivo de redes a sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes. O estudo sugere que a qualidade do uso das mídias, e não apenas o tempo de tela, pode ser o fator mais determinante para a saúde mental. Palavras-chave: Mídias sociais; Adolescentes; Ansiedade; Depressão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.titleO uso de mídias sociais por estudantes adolescentes na cidade do Recife e sua relação com a ansiedade e depressãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIC USO DE TELA - FINAL .pdf553.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.