Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2051
Título: O uso de mídias sociais por estudantes adolescentes na cidade do Recife e sua relação com a ansiedade e depressão
Autor(es): FERREIRA, Tamara Machado
OLIVEIRA, César Filipe da Silva
MEDEIROS, Waleska de Carvalho Marroquim
OLIVEIRA, Cecylia Roberta Ferreira de
SANTIAGO, Bianca Lins
MARIZ, Ingred Letícia Florentino
SILVEIRA, Marília Soares de Moura
MELO, Gustavo de Oliveira
MELO, João Gabriel Viana
SILVA, Vitor Arruda
Palavras-chave: Mídias sociais
Adolescentes
Ansiedade
Depressão
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO Introdução: A era digital trouxe desafios para a saúde mental, com a ansiedade e a depressão afetando parte da população, especialmente os adolescentes. O uso de mídias sociais pode expor os jovens a padrões de vida irrealistas, agravando esses sentimentos. Embora as mídias sociais também possam oferecer suporte social, a dependência digital está associada a sintomas de depressão e ansiedade. Objetivo: Avaliar a relação do uso de mídias com a ansiedade e depressão em estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Método: Estudo observacional, descritivo e transversal com 61 estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 19 anos. Foram aplicados questionários contendo dados sociodemográficos, hábitos de uso de mídias sociais, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes e Internet Addiction Test. A análise estatística foi realizada com os testes de Qui-Quadrado de Pearson e exato de Fisher. Resultados: A amostra foi majoritariamente feminina, com 100% de acesso à internet. 42,6% dos participantes apresentaram uso problemático ou indícios de adição à internet e o escore de estresse, ansiedade e depressão foi maior neste grupo (p=0,037). Não houve associação significativa entre o tempo de tela diário e os níveis de estresse, ansiedade ou depressão. Conclusão: Os resultados corroboram a literatura que associa o uso excessivo de redes a sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes. O estudo sugere que a qualidade do uso das mídias, e não apenas o tempo de tela, pode ser o fator mais determinante para a saúde mental. Palavras-chave: Mídias sociais; Adolescentes; Ansiedade; Depressão.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2051
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIC USO DE TELA - FINAL .pdf553.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.