Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2086
Título: Fatores pré-operatórios associados a desfechos nutricionais e metabólicos em cirurgia bariátrica: uma coorte retrospectiva de mundo real
Título(s) alternativo(s): Preoperative factors associated with long-term nutritional and metabolic outcomes in bariatric surgery: a retrospective real-world cohort study
Autor(es): AGUIAR, Renato Dias
AGUIAR, Luiza Dias
MORAIS, Beatriz Ximenes Bandeira de
PINTO, Gabriel Vieira de Vasconcelos Vilaça
SOUZA, Andreza Leite Marques de Sá
CARVALHO, Érico Higino de
CUNHA, Ligia Cristina Câmara
Palavras-chave: Cirurgia bariátrica
Vitamina D
Vitamina B12
Deficiências nutricionais
Estudo de mundo real
Data do documento: 2025
Resumo: RESUMO A obesidade é uma condição crônica caracterizada por balanço energético positivo e acúmulo excessivo de gordura corporal. O tratamento clínico da obesidade apresenta efetividade limitada. Assim, a cirurgia bariátrica consolidou-se como uma intervenção eficaz para promover a perda de peso sustentada. No entanto, tais procedimentos estão associados a mecanismos disabsortivos e restritivos que levam às deficiências de vitaminas D e B12, que frequentemente exigem acompanhamento prolongado e suplementação ao longo da vida. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o panorama das cirurgias bariátricas no mundo e a prevalência de hipovitaminoses D e B12, utilizando dados de mundo real da plataforma TriNetX. Métodos: Este é um estudo de coorte retrospectiva, observacional e de mundo real, utilizando dados anonimizados da plataforma TriNetX (TriNetX LLC, Cambridge, MA, EUA) provenientes de 156 organizações de saúde (HCOs), em conformidade com a Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA). Foram incluídos pacientes adultos (≥18 anos) submetidos a cirurgia bariátrica primária entre 2010 e 2024. Foram estratificados de acordo com três variáveis pré-operatórias principais: IMC (<45 kg/m² vs. ≥45 kg/m²), vitamina D (≥30 ng/mL vs. <30 ng/mL) e vitamina B12 (≥300 pg/mL vs. <300 pg/mL). O desfecho primário foi avaliado por meio de regressão logística multivariada, considerando como principais exposições o IMC ≥45 kg/m², a deficiência de vitamina D (<30 ng/mL) e a deficiência de vitamina B12 (<300 pg/mL). Os modelos foram ajustados para idade, sexo, diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemia e uso prévio de suplementação vitamínica, aplicando-se erros-padrão robustos. Modelos com splines cúbicos restritos foram empregados para explorar a não linearidade entre o IMC contínuo e a probabilidade de ocorrência dos desfechos. Para reduzir o viés de confusão, foi utilizada a técnica de propensity score matching (PSM) nas comparações principais entre os grupos de exposição e controle. Resultados: Observou-se que a deficiência de vitamina D basal é um preditor de recorrência/persistência da deficiência ao longo do seguimento. A presença de calcidiol adequado no basal associa-se a menor risco subsequente de deficiência de vitamina B12 e D. O IMC basal ≥45 kg/m² relaciona-se a pior desfecho ponderal e maior risco de deficiência de vitamina D, contudo foi observada menor prevalência de hipercolesterolemia, o que se mostrou associado a médias basais mais altas neste grupo. Por fim, a sleeve confere menor risco de hipovitaminoses e hiperglicemia, às custas de maior dislipidemia e menor manutenção ponderal no acompanhamento prolongado. Palavras-chave: Cirurgia bariátrica; Vitamina D; Vitamina B12; Deficiências nutricionais; Estudo de mundo real.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2086
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FATORES PRÉ-OPERATÓRIOS ASSOCIADOS A DESFECHOS NUTRICIONAIS.pdf448.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.