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Title: O seguimento dos sete passos e dinâmica do grupo tutorial na aprendizagem baseada em problemas
Authors: MAGALHÃES, Julio Cesar Veras
MELO, Eduarda Dias Bandeira de
LIMA, Paula Vitória Tabosa de
CAVALCANTI, Juliana Carneiro
FALBO, Ana Rodrigues
MAIA, Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz
FIGUEIREDO, Bárbara Barros de
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Tutoria
Educação médica
Feedback
Estudantes de Ciências da Saúde
Issue Date: 2025
Abstract: RESUMO Introdução: O cenário acadêmico está em constante evolução, o que exige das instituições educacionais uma adaptação para acompanhar essas mudanças sem comprometer a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico. Nesse contexto, a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma resposta, colocando a resolução de problemas no centro da formação. Para firmar a construção do conhecimento, a metodologia é baseada e estruturada em sete passos, de cuja realização depende a sua efetividade. Os estudos ainda são escassos sobre o desenvolvimento dos sete passos, o que traz à tona a necessidade de se investigar mais sobre a sua implementação. Objetivo: Avaliar a dinâmica do grupo tutorial por meio do seguimento dos sete passos na ABP. Método: Trata-se de um estudo transversal e analítico, incluindo estudantes de medicina, do 1º ao 4º ano, na Faculdade Pernambucana de Saúde, em 2025. A coleta ocorreu por meio de um questionário online contendo informações sociodemográficas e acadêmicas dos participantes e por meio de instrumento previamente validado, que avaliou o cumprimento dos sete passos no grupo tutorial. Resultado: Participaram 111 estudantes (média de 22,4 anos; 77,5% mulheres; 95,5% solteiros). A maioria não trabalhava (91,9%), morava com a família (81,1%) e possuía local de estudo (89,2%). O instrumento mostrou alta confiabilidade (α=0,847). Os sete passos da ABP apresentaram escores médios elevados (4,06 a 4,77), com 82,9% classificados em cumprimento ótimo do EMG. Fragilidades foram observadas na reorganização das hipóteses (Passo 4) e na realização de feedback (Passo 7). Conclusão: A educação médica exige aprimoramento contínuo, especialmente na incorporação de metodologias ativas, que promovem retenção de conhecimento, desenvolvimento de competências comunicacionais, autonomia e tomada de decisão. Este estudo evidenciou elevada adesão dos estudantes ao seguimento dos sete passos da ABP, confirmando a consolidação da metodologia, mas também identificou fragilidades na reorganização de hipóteses e nas sessões de feedback, apontando oportunidades de aprimoramento pedagógico. O grupo tutorial, elemento central da ABP, requer condução adequada para garantir efetividade e qualidade das interações, essenciais para a formação de profissionais críticos, reflexivos e preparados para os desafios contemporâneos da prática em saúde. Palavras-chaves (DeCS): Aprendizagem baseada em problemas; Tutoria; Educação médica; Feedback; Estudantes de Ciências da Saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2132
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