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dc.contributor.authorCOSTA, Alice Guerra Barretto da-
dc.contributor.authorBEZERRA, Emília Gomes-
dc.contributor.authorWANDERLEY, Luísa Bezerra-
dc.contributor.authorARAUJO, Camila Fonseca Leal de-
dc.contributor.authorARAUJO, Carla Adriane Fonseca Leal de-
dc.contributor.authorALVES, Liana Chaves-
dc.contributor.authorALMEIDA, Lucivânia da Silva Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-12-04T13:53:32Z-
dc.date.available2025-12-04T13:53:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2149-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Avaliar os fatores associados ao brincar dos lactentes acompanhados em uma unidade de atenção primária e ao conhecimento de seus cuidadores. Métodos: Estudo transversal com cuidadores de lactentes cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família em Recife-PE. Colhidos dados biológicos, socioeconômico e demográfico de crianças e cuidadores, características do brincar e avaliação do conhecimento dos cuidadores por escala Likert. Digitada dupla entrada no Excel 2013 e análise estatística utilizou o STATA12.0, considerando p≤0,05 significante. Resultados: 57 cuidadores entrevistados. Maioria mulheres e mães, idade média de 32 anos e ensino médio completo. Idade média das crianças de 11 meses; a maioria brincava em casa e ao ar livre, usando principalmente brinquedos estruturados; 64,3% usavam eletrônicos. Todos reconheceram os benefícios do brincar para saúde e aprendizagem, porém 57,9% discordaram que bebês podem brincar desde sua primeira semana. Observou-se associação significativa entre cuidadores jovens e menor percepção do brincar inicial (p=0,026); e entre grau de escolaridade e percepção do brincar inicial (p=0,028), uso de eletrônicos (p=0,001) e valorização de objetos não estruturados (p=0,003). Conclusão: Lacunas no conhecimento sobre o brincar inicial reforçam a necessidade de ações educativas na atenção primária para promover experiências lúdicas saudáveis desde o nascimento. Palavras-chave: Lactente; Jogos e Brinquedos; Atenção Primária à Saúde; Cuidadores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLactentept_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.titleFatores associados ao brincar de lactentes acompanhados pela atenção primária e ao conhecimento dos seus cuidadores: estudo transversalpt_BR
dc.title.alternativeFactors associated with play behaviors in infants under primary care follow-up and with the knowledge of their caregivers: A cross-sectional studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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