Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/26
Título: Avaliação da qualidade de vidas dos cuidadores de indivíduos com o diagnóstico de acidente vascular encefálico
Título(s) alternativo(s): EVALUATION OF QUALITY OF LIFE IN CAREGIVERS OF INDIVIDUALS WITH SEQUALAE OF STROK
Autor(es): RIBEIRO, Jaqueline Gonçalves
PEREIRA, Laís Cristina
Palavras-chave: AVE
Qualidade de vida
Cuidador Informal.
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos cuidadores de pacientes afetados por acidente vascular encefálico (AVE), através do questionário de qualidade de vida WHOQOL BREF. Materiais e Métodos: Estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa, realizado no Centro de Reabilitação e Medicina Física Professor Ruy Neves Baptista do Instituto de Medicina Integral de Pernambuco Prof. Fernando Figueira (CRIMIP, no período de Fevereiro à Abril de 2017. Participaram da pesquisa cuidadores de indivíduos com AVE, podendo este ser familiar ou responsável, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 70 anos, que concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Não participaram da pesquisa cuidadores informais que apresentavam alguma deficiência, e que realizasse cuidado a mais de um individuo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário sociodemográfico e pelo WHOQOL BREF. Resultados: No Perfil sociodemográfico, identificou 40 cuidadores, 87,5% do gênero feminino, idade média de 44,9 anos e 67,5% casados, a maioria esposa (47,1%), seguido por filhas (27,7%). Com relação à escolaridade, 47,5% ensino médio completo. Referente ao ato de cuidar, 67,5% alegaram não ter sido cuidador, e o tempo médio de cuidador 34,7 meses. Com relação às doenças associadas, 37,5% referiram HAS, após atividade como cuidador, 82,5% relataram estresse, 45,0% dores articulares e 37,5% de depressão. O tempo médio referente ao início das queixas foi de 26,8 meses. Quanto a queixas de dor e sua localização, 60% dos cuidadores apresentaram dor nos MMSS, 65% afirmaram sentir dor em MMII e 75% dos cuidadores relataram dor na coluna. No que diz respeito aos 4 domínios do WHOQOL BREF, apresentaram os maiores escores o Físico (±53,9) e o Psicológico (±55,4), enquanto as Relações Sociais (±51,9) e Ambiente (±45,3) apresentaram os menores escores. Quanto ao estresse e a depressão notou-se que afetam significativamente os domínios psicológico (p=0,010 e p=0,005) e social (p=0,005/0,015); A presença de dores articulares impactou significativamente os domínios físico (p=0,031) e ambiental (0,025); a variável dor em MMSS impactou significativamente a qualidade de vida em todos os domínios; referente a dor em MMII e dor na coluna os resultados não afetaram a qualidade de vida de maneira significativa. Conclusão: Os resultados evidenciaram repercussões físicas, influenciando diretamente na qualidade de vida dos cuidadores informais, o que reflete a necessidade de melhoria na assistência aos cuidadores, em uma proposta de intervenção multidisciplinar.
Descrição: Orientadora: Marina Alves Caminha
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/26
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdfAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS CUIDADORES DE INDIVÍDUOS COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO870.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.