Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/277
Title: O uso da aprendizagem baseada em times em um laboratório de uma instituição de ensino superior que utiliza metodologia ativa
Authors: CARNEIRO, Jhoanata Roberto da Silva
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César
GUENDLER, Julianna de Azevedo
Keywords: Aprendizagem
Educação em saúde
Estudantes
Issue Date: 2018
Abstract: Cenário: A Team-Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma das estratégias utilizadas para desenvolver a aprendizagem significativa e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de fisioterapia sobre a utilização do TBL em laboratório de anatomia de uma IES que utiliza metodologia ativa de ensino. Método: Para a coleta de dados foi, implementado em 3 encontros do laboratório, o método TBL com elaboração de questões acerca dos objetivos de aprendizagem já estabelecidos na matriz curricular. Após os encontros foi aplicado um questionário de abordagem quantitativa sobre a avaliação dos estudantes em relação a aspectos do método TBL utilizado e um grupo focal para análise qualitativa acerca da percepção dos estudantes sobre a experiência com TBL no laboratório de anatomia. Aspectos Éticos: A pesquisa seguiu as normas e diretrizes propostas pela resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FPS (CEP-FPS) com o CAAE:68450717.5.0000.5569. Resultados: Por meio do estudo foi possível analisar a prática implementada, conhecer a visão dos estudantes sobre a metodologia TBL e, consequentemente, aspectos positivos e negativos na metodologia aplicada. Dentre os aspectos positivos destacam-se o trabalho em grupo como facilitador do processo de aprendizagem, a melhor fixação do conteúdo e o estímulo a busca ativa pelo conhecimento e auto-avaliação do conhecimento. Em relação as fragilidades foram citadas o tempo escasso e a adaptação ao método. Conclusão: Os resultados demonstram que experiência com o método TBL foi positiva e que o método se mostra útil como ferramenta acessória para a aquisição das habilidades trabalhadas no laboratório de anatomia. Novas pesquisas são necessárias para melhor conhecimento da amplitude da efetividade do método e para realizar-se ajustes necessários como maior tempo destinado à atividade e estratégias para a adaptação mais efetiva dos estudantes ao TBL.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/277
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jhonata Roberto da Silva Carneiro FISIOTERAPIA.pdf749.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.