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dc.contributor.authorPONTES, Caio Felipe Alves-
dc.contributor.authorVALENÇA, Carolina Buarque-
dc.contributor.authorGHETTI, Gustavo Curty-
dc.contributor.authorWAGNER, Henrique Ferreira-
dc.contributor.authorFREITAS, Carla Lemos Dias de-
dc.date.accessioned2019-05-15T18:32:18Z-
dc.date.available2019-05-15T18:32:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/296-
dc.description.abstractOBJECTIVE: To evaluate the general knowledge of pediatricians and medical students of the sixth year on the ability of people with Down Syndrome (DS) regarding the psychomotor and social development. METHODS: An observational cross-sectional study, developed in Recife, with 112 students in the sixth year of medicine at the Federal University of Pernambuco (UFPE) and Pernambuco and Health School (FPS) and 10 doctors from the pediatric clinic of the Integrative Medicine Institute Teacher Fernando Figueira (IMIP). Participants, after signing a term that autorize the participation in the reserch, a questionnaire developed by the researchers based on the International Classification of Functioning (ICF). The questionnaire of 23 questions with answers debt options yes, no, do not know and reduced capacity. The study collected information on interpersonal relationships, sexuality, learning, self-care, sports, arts and employability. RESULTS: Among the evaluated topics, doctors and students had agreement on most of them, concluding that individuals with Down syndrome are able to carry out their activities in various spheres. However, with regard to criticism in relationships, students felt there is a reduced capacity. Doctors, on the other hand, said the reduced capacity is related to the completion of higher education, care of their own health and marital relations. CONCLUSION: Doctors and students have knowledge about the capabilities of people with DS, although differ in some literature points as marital relations and the ability to study at a university. Then further studies suggest how the time being patient diagnosed with Down's because it is known that very young with trisomy 21 have the diagnosis difficult and time are not being stimulated early. Thus, doctors can further assist not only the patients with the syndrome, but also families.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBJETIVO: Avaliar o conhecimento geral dos pediatras e estudantes de medicina do sexto ano sobre a capacidade dos portadores de Síndrome de Down (SD) com relação ao desenvolvimento neuropsicomotor e social. MÉTODO: Estudo observacional do tipo transversal, desenvolvido no Recife, com 112 estudantes do sexto ano de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Pernambucana e Saúde (FPS) e 10 médicos do ambulatório de pediatria do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Os participantes, após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), responderam um questionário desenvolvido pelos pesquisadores, baseado na Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). O questionário de 23 questões com opções de respostas divididas em sim, não, não sei e capacidade reduzida. O estudo recolheu informações sobre o relacionamento interpessoal, sexualidade, aprendizagem, autocuidados, esportes, artes e empregabilidade. RESULTADOS: Dentre os tópicos avaliados, médicos e estudantes tiveram concordância na maioria deles, concluindo que os indivíduos com SD são capazes de realizar suas atividades em várias esferas. No entanto, com relação às criticas nos relacionamentos, os estudantes consideraram existir uma capacidade reduzida. Os médicos, por outro lado, disseram que a capacidade reduzida está relacionada à conclusão de ensino superior, cuidados com a própria saúde e relações maritais. CONCLUSÃO: Os médicos e estudantes possuem conhecimento sobre as capacidades de pessoas com SD, apesar de divergirem em alguns pontos da literatura, como as relações maritais e a capacidade de concluir o nível superior. Sugerimos então novos estudos de como está sendo o momento de diagnóstico do paciente com Down, porque sabe-se que muito jovens com a trissomia do 21 têm o momento diagnóstico difícil e não estão sendo estimulados desde cedo. Assim, os médicos devem auxiliar ainda mais, não só os portadores da síndrome, mas também as famílias.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPediatraspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleConhecimento dos pediatras e estudantes de medicina sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e social das pessoas com síndrome de down: um estudo de corte transversalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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