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dc.contributor.authorBRAGA, Bruna Duque de Almeida-
dc.contributor.authorGARCIA, Louyse Isabelle Vieira-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Camylla Francklin Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-05-24T13:16:13Z-
dc.date.available2019-05-24T13:16:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/313-
dc.descriptionArtigo apresentado como conclusão do Programa de Iniciação Científica da FPS referente ao processo seletivo do edital PIC FPS 2015/2016. Orientadora: Taciana Duque de Almeida Braga, Co-orientadora: Ana Maria Barbosa Cabralpt_BR
dc.description.abstractOBJECTIVES: To identify the opinion of medical students about the relevance of professional attitudes that must be assessed during the medical student formation. METHOD: A survey study was made by the Delphi technique, in the Faculdade Pernambucana de Saúde, from November 2015 till April 2016. It was required that the students of first and sixth year judge the items based on its relevance, being able to make suggestions of other items that were not in the questionnaire. The items were organized in a Likert scale of 5 points, where 1 is very irrelevant and 5 is very relevant. RESULTS: From the 300 selected students, 145 (48.33%) joined the study; 97 (66.8%) from the first year and 48 (33.10%) from the sixth year. The students considered relevant and very relevant most of the contents presented. It was observed a discrepancy between the first and the sixth year about the relevance of items under the proficiency of Honour and Integrity and Responsibility and Duties. CONCLUSION: This study represents the first degree to institute a valid instrument to assess professional attitudes and, through the feedback, fortify the students formation on the ethic aspects to a professional performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipOBJETIVOS: identificar a opinião de estudantes de medicina sobre a relevância de atitudes de profissionalismo que devem ser avaliadas durante a formação médica. MÉTODO: Estudo de survey pela técnica Delphi, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde no período de novembro de 2015 a abril de 2016. Foi solicitado que os estudantes do 1 e 6 ano do curso de medicina julgassem conteúdos relacionados a atitudes de profissionalismo quanto à relevância através de questionário organizado em escala tipo Likert de 5 pontos, sendo o escore 1 considerado muito irrelevante e o 5, muito relevante. RESULTADOS: Dos 300 estudantes selecionados, 145 (48,33%) aderiram ao estudo; sendo 97 (66,8%) do primeiro ano e 48 (33,10%) do sexto ano. Os estudantes consideraram relevante e muito relevante a maioria dos conteúdos apresentados. Observou-se uma discordância entre o primeiro e o sexto quanto a relevância de itens dentro da competência de Honra e Integridade e Responsabilidade e Deveres. CONCLUSÃO: O presente estudo representa o primeiro degrau para instituir um instrumento validado com fins de avaliar atitudes de profissionalismo e, através do feedback fortalecer a formação dos estudantes nos aspectos éticos para a sua atuação profissional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.titleAtitudes de profissionalismo a serem avaliadas durante a graduação: opinião de estudantes de medicina.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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