Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/341
Título: Expressão receptor toll like 9 no carcinoma espinocelular na pele fotoexposta em adultos e idosos
Autor(es): MATIAS, Maria Carolina Amando do Nascimento
Palavras-chave: Neoplasias Cutâneas
Carcinoma de Células Escamosas
Carcinoma Basocelular
Receptor Toll-Like 9
Data do documento: Ago-2018
Resumo: Introdução: Os canceres da pele não melanoma (CPNM) ocorrem mais frequentemente em caucasianos e o carcinoma espinocelular (CEC) representa 20% dos CPNM. Receptores Toll-like 9 (TLR9) são receptores de superfície celular citoplasmáticos e são expressos em células do sistema imune e queratinócitos. Eles são componentes do sistema imune inato e foram estudados em CEC na cabeça e pescoço e colo do útero e pulmões. Objetivo: No presente estudo avaliamos o TLR9 no CEC na pele foto-exposta de adultos e idosos. Método: Trata-se de um estudo secundário tipo caso controle e que tem como projeto âncora uma tese de doutorado. Este estudo avaliou 19 pacientes com CEC na pele foto-exposta de adultos e idosos e 16 sem diagnóstico de câncer, atendidos no ambulatório de dermatologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Resultados: Dos casos de CEC, 80% apresentaram UVBs (p <0,05); 94,7% dos casos eram de pele tipos I e II de Fitzpatrick (p <0,000); 73,4% eram do sexo masculino (p˂0,012) com média de idade de 70 anos ± 13 (p˂0,000). Observamos que a intensidade média de fluorescência (MFI) da expressão de TLR9 nos linfócitos totais foi menor nos pacientes com CEC quando comparados ao grupo controle (p <0,04). A expressão do MFI TLR9 no total de leucócitos, linfócitos totais e células B foi menor nos pacientes com UVBs quando comparados aos pacientes com UVB-resistente (UVBr) (p <0,01, 0,004 e 0,01, respectivamente). Conclusão: Estes achados sugerem a supressão do sistema imune inato e adaptativo através da expressão deficiente de TLR9 em indivíduos UVBs e em casos de CEC, e que os UVBs também podem constituir um risco maior de CEC via TLR9. A idade média de 70 anos registrada nos pacientes com CEC também pode estar associada a uma expressão deficiente de TLR9 e também pode ser atribuída a alterações ultra-estruturais na pele de senescência.
Descrição: Projeto de pesquisa apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica referente ao processo seletivo do edital PIC/FPS 2017/2018. Alunas colaboradoras: Raquel Nogueira Cordeiro Mariana Ádelle da Rocha Santos Sílvia Helena de Melo Souza Lucimere Alves dos Santos Orientadora: Mecciene Mendes Rodrigues
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/341
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC CORRIGIDO -converted.pdf407.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.