Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/454
Título: Descrever as características clínicas e demográficas, o perfil nutricional e as complicações cirúrgicas em pacientes atendidos no serviço de urologia de um hospital
Autor(es): CORDEIRO, Ana Amélia Fruscalso Tavares
MELO, Breno Domingos de Gusmão
SANTOS, Rafael Lopes
Palavras-chave: Estado nutricional
Urologia
Nutrição
Complicações cirúrgicas
Deficiência nutricional
Procedimentos cirúrgicos urológicos
Data do documento: 2017
Resumo: INTRODUÇÃO: O estado nutricional expressa o grau no qual as necessidades fisiológicas por nutrientes estão sendo alcançadas, bem como o resultado do equilíbrio entre ingesta e necessidade de nutrientes. Em cirurgia geral, a deficiência nutricional é um fator de risco bem conhecido para a ocorrência de complicações na cicatrização de feridas, infecções e no prolongamento da permanência hospitalar, podendo influenciar, inclusive, no aumento da mortalidade e sobrevida geral. OBJETIVO: O principal objetivo desse estudo foi descrever as características clínicas, o perfil nutricional e as complicações dos pacientes atendidos no serviço de urologia de um hospital terciário no Estado de Pernambuco. MÉTODOS: O presente estudo foi realizado no serviço de urologia de uma única instituição universitária (IMIP) nos meses de março e abril de 2017. Foi um estudo observacional, descritivo, do tipo coorte transversal com o objetivo de descrever o perfil epidemiológico, nutricional e as complicações cirúrgicas até 30 dias do procedimento em pacientes submetidos a cirurgia urológica na referida instituição. RESULTADOS: Considerando o total de 100 procedimentos urológicos nos 92 pacientes internados no período, 70 pacientes apresentaram doença urológica benigna e 30 pacientes câncer do trato urinário. Entre as doenças benignas, a doença litiásica foi a mais frequente, representando 24% dos casos. O câncer de bexiga foi a doença neoplásica mais frequente, acometendo 14% dos pacientes. Quanto ao tipo de intervenção cirúrgica, 52 pacientes foram por via endoscópica. O perfil nutricional foi avaliado através do índice de massa corpórea (IMC). Dos 92 pacientes do estudo, 38 (41,3%) tinham sobrepeso. As complicações cirúrgicas foram observadas em 15 (16,3%) pacientes do estudo. A complicação mais comum foi a infecção de ferida operatória, sendo observada em 6,5% dos pacientes, seguida de hemotransfusão em 4,3% dos casos. CONCLUSÃO: No presente estudo, 13% dos pacientes eram desnutridos e 59,8% apresentavam sobrepeso e obesidade de acordo com o IMC. Os distúrbios nutricionais foram mais frequentes no sexo masculino e a ocorrência de complicações não foram associadas a desnutrição.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/454
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana amélia, Breno e Rafael.pdf668.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.